Cerimônia marca entrega de prédio para o curso de Enfermagem

“Nós cuidaremos de pessoas no futuro.

Temos que ter o completo domínio entre o conhecer e o aplicar e estarmos preparados para lidar com a subjetividade do outro.

Um espaço como este que hoje recebemos certamente nos ajudará nesse processo”, assim avaliou o estudante do 4º semestre do curso de Enfermagem, Márcio Guilherme, durante a inauguração do prédio de salas de aula e laboratórios na tarde de sexta-feira, 4, na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

A cerimônia reuniu parte dos acadêmicos do curso, gestores e funcionários da Universidade.

A reitora Eliane Superti lembrou parte da história do curso que nasceu praticamente junto com a própria instituição, com primeiro vestibular em 1991.

Ressaltou também a importância do curso da Unifap, que é a formadora da maioria dos profissionais que atuam na rede pública e privada de saúde no Amapá, e a luta de estudantes e professores por melhorias estruturais e pedagógicas ao longo dos anos.

“Nós formamos grande parte da competente mão de obra em Enfermagem que trabalha nos nossos hospitais.

E isso é motivo de muito orgulho.

Apesar do cenário político e econômico incerto atualmente, a Universidade não irá arrefecer.

Continuaremos em busca de melhorias em todas as áreas e cursos da instituição”, afirmou a reitora Superti.

A reitora anunciou aos presentes que foi garantido pela bancada parlamentar do Amapá em Brasília uma emenda estruturante, obrigatória, no valor de R$ 100 milhões que serão destinados para a construção do Hospital Universitário (HU).

O HU será um espaço para a prática do ensino de todos os cursos que compõem o complexo de saúde da Unifap: Farmácia, Fioterapia, Enfermagem e Medicina.

Atualmente os estudantes de Enfermagem exercem parte das aulas práticas na Unidade Básica de Saúde da Universidade.

A entrega do prédio seguiu-se de uma visita aos ambientes que, brevemente, irão receber equipamentos laboratórios materno-infantis, mini-UTI, sala de parto, centro cirúrgico, entre outros.

A obra custou R$ 1.

740.

331,67 e possui 1.

375m² de área.

A nova estrutura abrigará cerca de 350 estudantes e 38 docentes.

Nesta quarta-feira,9, mais uma grande obra será entregue à comunidade acadêmica: o prédio de salas de aulas e laboratórios dos cursos de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação.