Calouros são recepcionados para o primeiro semestre de 2018

Os calouros da universidade Federal do Amapá (Unifap) foram recepcionados na instituição na manhã desta segunda-feira, 5.

Cerca de 300 estudantes compareceram ao ginásio poliesportivo onde receberam informações sobre o funcionamento da Universidade, direitos e deveres a que serão submetidos.

Os estudantes ainda foram instruídos acerca da utilização do acervo da Biblioteca Central, concessão de bolsas para iniciação científica, apoio às atividades de campo, esporte, Restaurante Universitário, auxílio transporte e moradia.

As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida foram esclarecidas dos serviços prestados pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e os procedimentos para acessá-los.

A vice-reitora, professora Adelma Barros-Mendes, deu boas-vindas e informou aos novos estudantes que estes encontrarão uma série de atividades na Universidade e condições para realizá-las.

“Nós trabalhamos aqui com ensino, pesquisa e extensão.

Vocês irão perceber que hoje, na Unifap, esse tripé precisa ir para além dos muros institucionais.

É necessário que esses conhecimentos cheguem à comunidade e provoquem melhorias”, disse.

A reitora Eliane Superti legitimou o discurso de sua companheira de gestão e salientou que tornar a Unifap cada vez mais forte, mais representativa no seio da sociedade amapaense é obrigação de todos que compõem a comunidade acadêmica.

“Quero lembrá-los que nós precisamos de impostos, de dinheiro público para funcionarmos.

Isso significa que temos obrigações.

Cabe a vocês a responsabilidade de dedicarem-se aos seus cursos, de entender que, devolver à sociedade conhecimento e tecnologias capazes de dar respostas a quem garante nossos salários e a permanência de cada um de vocês no ensino superior, é imperativo.

Lembrem-se disso.

Assumam esse compromisso”, pediu a Reitora.

A recepção ainda prossegue durante os três turnos desta segunda-feira.

Dentre as atividades previstas, está incluída a apresentação das pró-reitorias e o papel de cada uma delas na vida acadêmica do estudante, seguida de apresentações culturais de teatro e dança.

Ao longo da semana, as atividades receptivas ficam a cargo dos departamentos e colegiados.

A Unifap também vai disponibilizar o guia acadêmico para que o aluno ingressante conheça um pouco mais sobre a Instituição.