Câmara de Educação do Conselho Superior aprova novo calendário

A sugestão ainda será enviada para apreciação do Pleno do CONSU.

A Câmara de Ensino do Conselho Superior (CONSU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) aprovou o novo calendário e minuta de Resolução que prevê a retomada das atividades acadêmicas, remotas e híbridas, para abril de 2021.  A medida tem como base o Parecer 19/2020 do Pleno do Conselho Nacional de Educação (CNE) que orienta que as atividades remotas poderão integrar o currículo de escolas e universidades brasileiras por prazo indeterminado.

O Parecer do CNE ainda traz a recomendação de que o retorno presencial deve acontecer de forma gradual e em consonância com as orientações das autoridades sanitárias de cada local. As diretrizes valem para todas as redes do país, desde a educação básica até o ensino superior, sejam públicas, privadas ou comunitárias.

O retorno presencial, anteriormente previsto para março de 2021, de acordo com a Portaria MEC Nº 1.038, foi suspenso.  “Cada Instituição irá avaliar o cenário local da pandemia do Novo Coronavírus. A UNIFAP seguirá os Decretos do governo estadual e municipais (Macapá, Santana, Mazagão e Oiapoque), onde as atividades presenciais de ensino estão suspensas”, explicou a pró-reitora de ensino de graduação, Elda Araújo.