Apresentação de teatro, música e dança marca início das atividades acadêmicas

A programação de recepção de calouros e veteranos para o início do semestre letivo de 2017.

1 da Universidade Federal do Amapá (Unifap) hoje pela manhã foi acompanhada por centenas de estudantes no ginásio poliesportivo da instituição.

A abertura foi comandada pela banda do exército brasileiro que presenteou os novos e antigos acadêmicos com sucessos nacionais da atualidade.

A cerimônia prosseguiu com as boas vindas da vice-reitora, professora Adelma Barros-Mendes, e pró-reitores.

Eliane Leal Vasquez, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) saudou os presentes e explicou resumidamente o papel do NAI na academia.

Dentre as atribuições do Núcleo destacadas pela coordenadora está a promover o atendimento individual e grupal aos acadêmicos com deficiência e mobilidade reduzida.

Eliane Vasquez prestou informações a respeito da política de educação inclusiva na educação superior, além de estabelecer parcerias com outras instâncias da Universidade, com organizações externas e zelar pelo cumprimento da legislação vigente relacionada à acessibilidade.

Em seguida foi a vez do pró-reitor de extensão e ações comunitárias, Rafael Pontes, falar um pouco dos serviços oferecidos por meio da pró-reitoria.

A vice-reitora Adelma Barros-Mendes iniciou seu discurso de boas vindas lembrando aos presentes que os acadêmicos agora fazem parte de uma pequena parcela da sociedade, os que tiveram acesso ao ensino superior público.

“Quero lembrá-los que o ingresso na universidade custa caro, seja pelos recursos investidos por vocês ou pelos impostos pagos por todos os cidadãos para mantê-los aqui”, disse.

A programação prosseguiu com dramatização encenada por estudantes do curso de Teatro da instituição, seguidos da apresentação da Companhia de Dança Kadosh.

Ao final do evento foi servido café da manhã e distribuição de brindes.

A recepção no período da tarde e ao longo da semana será promovida pelos colegiados.