‘Café com Línguas Indígenas’ promove roda de conversa online

Programa ocorrerá no dia 20 de agosto às 14h na plataforma Conferência Web RNP

O programa de extensão “Café com Línguas Indígenas”, organizado pelo Núcleo de Estudos de Línguas Indígenas da Universidade Federal do Amapá (NELI-UNIFAP/CNPq), promove roda de conversa online sobre o ensino de Línguas Indígenas. As atividades serão realizadas hoje, 20 de agosto, às 14h, na plataforma Conferência Web RNP. Nesta edição virtual, coorganizada com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET-UNIFAP), os assuntos discutidos serão focados no Ensino de Línguas em Contexto Indígena (ELCIND) com quatro pesquisadores do ensino de Línguas Indígenas. O Prof. Dr. Antonio Almir Silva Gomes, do PPGLET-UNIFAP será o mediador.

Confira a programação:

• 14:00-14:30 Gramática Pedagógica: políticas e processos linguísticos – Prof. Dra. Cilene Campetela (UNIFAP)
  • 14:30-15:00 Produção de materiais didáticos colaborativos: uma experiência com o povo Ye’kwana – Prof. Dra. Isabella Coutinho (UERR)
  • 15:00-15:30 Livro didático indígena: perspectiva para alfabetização em língua Parkatêjê – Francinete de Jesus Pantoja Quaresma (SEDUC-PA; PG-UFPA)
  • 15:30-16:00 Entre a técnica e a política: a construção de ortografias – Prof. Dr. Glauber Romling da Silva (PPGLET-UNIFAP)

A roda online terá duração de duas horas, com o uso experimental da plataforma virtual para definição do II Encontro de Ensino de Línguas em Contexto Indígena (II ELCIND) previsto para os dias 28 de setembro a 1 de outubro de 2020.

Anote na agenda:

• Evento: “Café com Línguas Indígenas”
  • Horário: 20 de agosto às 14h
  • Local: Plataforma Conferência Web RNP.

O Café com Línguas Indígenas é um programa de extensão desenvolvido regularmente desde 2015 de forma presencial no Campus Marco Zero, com 4 encontros por ano, envolvendo alunos e pesquisadores da graduação em Letras para a pesquisa em línguas indígenas. O programa tem como objetivo difundir conhecimentos gerados sobre as línguas indígenas brasileiras, assim como despertar a formação de recursos humanos para a pesquisa em línguas indígenas.

O programa possui um grupo de pelo menos 8 professores dos Campi Marco Zero, Binacional e Santana. O “Café com Línguas Indígenas” é realizado por professores indígenas do NELI-UNIFAP em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), a OAB-UFPA e o Núcleo de Educação Indígena do Estado do Amapá (NEI-SEED)

Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.