Com 5 meses de suspensão presencial, UNIFAP reúne ações voltadas à comunidade

Com 5 meses de suspensão presencial, UNIFAP reúne ações voltadas à comunidade

Compartilhe:

 

Entre as principais ações estão as Outorgas Virtuais e a cessão do Bloco 1 do Hospital Universitário.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) está há pouco mais de 5 meses de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais, devido as medidas de isolamento social diante da pandemia da COVID-19. A UNIFAP segue protagonizando ações de combate ao novo coronavírus e iniciativas de pesquisa e extensão acadêmica. A Universidade cumpre o seu papel enquanto agente de compromisso social com a comunidade amapaense.

A suspensão por tempo indeterminado das atividades presenciais, definidas na Resolução n. 7/2020-CONSU, ad referendum, de 30 de março, que também orientou sobre a realização das atividades remotas para os serviços essenciais da universidade, surgiram iniciativas das Pró-reitorias, setores, departamentos e direção dos Campi, com o objetivo de manter o atendimento ao público, manter atividades de pesquisa e extensão, e buscar soluções para a nova realidade que o vírus impôs na rotina de todos. A Resolução n. 7/2020 aperfeiçoou a Resolução n.6/2020, que suspendeu por 15 dias, a contar do dia 16 de março, as atividades presenciais em todos os Campi da Universidade. Confira as principais ações da UNIFAP durante a suspensão presencial das atividades acadêmicas e administrativas:

Termo de Cessão do Hospital Universitário

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e o Governo do Estado do Amapá, firmaram no dia 8 de maio o Termo de Cessão de Uso dos espaços do Hospital Universitário (HU), para instalação e manutenção de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e enfermagem voltados ao atendimento aos pacientes acometidos com sintomas graves da COVID-19. Com o acordo, a UNIFAP disponibilizou o Bloco 1 do HU ao Governo Estadual, que assume a implantação de equipamentos e manutenção do espaço.

Os atendimentos no Centro COVID-19 HU-UNIFAP são realizados pelo Governo do Amapá. Foto: Divulgação

No dia 5 de junho, o GEA iniciou os atendimentos aos pacientes do novo coronavírus no Centro COVID-19/HU, com 109 leitos no total. Desses, 7 leitos de pediatria (ala pediátrica), 4 para indígenas (ala indígena), 16 leitos para renais crônicos  (nefrologia), 30 leitos de UTI e 52 leitos clínicos. Após três meses de parceria, o Hospital Universitário da UNIFAP segue como Centro de Referência no atendimento a pacientes pediátricos e indígenas que desenvolvem complicações da COVID-19.

Saiba mais: Parceria do HU-UNIFAP e Estado completa três meses no tratamento da COVID-19 

PROGEP e o Fisio em Casa

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), em parceria com o curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), lançou o projeto “Fisio em Casa”. O objetivo é incentivar o cuidado com a saúde física durante o período de isolamento social, por meio de vídeos educativos com  exercícios terapêuticos e orientações posturais e ergonômicas. 

Sob coordenação da Profa. Dra. Ariely Nunes, o “Fisio em Casa” disponibiliza vídeos educativos protagonizados pelas acadêmicas do curso de Fisioterapia, Aline Navarro e Nathália Uchôa, responsáveis pela roteirização e produção dos vídeos. O projeto, que iniciou sua segunda temporada em Agosto, também possui parceria com a Coordenação do Curso de Letras LIBRAS/ Português, responsável pela tradução dos vídeos para a Língua Brasileira de Sinais. Todos os episódios são divulgados nas páginas oficiais da UNIFAP.

Confira: Projeto do Curso de Fisioterapia e PROGEP estreia com nova temporada de vídeos

Cursos Livres

Os cursos livres de curta duração, ofertados em formato de Ensino à Distância (EAD), é o resultado da parceria da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD). Os cursos são oferecidos a comunidade interna e externa, gratuitamente, durante o período de isolamento social da COVID-19. A iniciativa tem por objetivo o aproveitamento e potencialização da Força de Trabalho dos Professores e Técnicos desta IFES, enquanto perdurar a suspensão das atividades presenciais acadêmicas e administrativas, conforme Resolução nº 07/2020-CONSU de 30 de março de 2020. De acordo com a Pró-reitora da PROGEP, Cleidiane Facundes, os cursos são um sucesso de público com um número expressivo de inscrições.

Saiba como se inscrever: PROGEP e PROGRAD ofertam 11 cursos online para a comunidade

Outorgas de gabinete e virtuais

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação realizou Outorgas de Gabinete excepcionais para cursos da área da saúde, visando a inserção emergencial de formandos na linha de frente no tratamento de pacientes acometidos pelo vírus causador da COVID-19. No mês de agosto, devido ao prolongamento da pandemia de COVID-19, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), em caráter excepcional, organizou a outorga de grau em formato virtual para alunos que entraram com requerimento de colação até o dia 16 de março de 2020. Entre os dias 12, 13 e 14 de agosto mais de 250 alunos do Campus Marco Zero receberam outorga de grau virtual.

Auxílio Alimentação

A Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), por meio do Departamento de Ações Comunitárias e Estudantis (DACE), lançou em abril o edital para Auxílio Emergencial para alunos em vulnerabilidade social no período da Pandemia. A assistência é voltada para alunos que já frequentavam o Restaurante Universitário (RU).

O quadro atualizado do Auxílio Emergencial no dia 14 de Agosto, contabiliza 438 solicitações de auxílio pelos discentes. Até o momento, 160 pedidos foram deferidos para pagamento do auxílio. Outros 140, foram devolvidos para os estudantes anexarem documentos comprobatórios, conforme prevê o Edital.

Saiba mais: PROEAC já atendeu 160 pedidos de Auxílio Emergencial aos estudantes na COVID-19

Atendimento psicológico aos acadêmicos

O Departamento de Saúde da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (PROEAC) oferece atendimento psicológico remoto aos alunos da instituição,  seguindo o memorando circular da Reitoria nº 13/2020. Os interessados pelo atendimento psicológico remoto devem entrar em contato através de e-mail

 Estão suspensos todos os agendamentos de atendimento presencial. A Divisão de Serviço Psicossocial da PROEAC ressalta que, seguindo a orientações do Conselho de Psicologia, não será oferecido atendimento psicológico a distância em situação de urgência e emergência (surtos psicóticos, caracterizados por delírios e alucinações; ataques de pânico; depressão profunda; risco iminente de causar danos a si próprio ou a terceiros, etc.). Nesses casos, os alunos devem se dirigir imediatamente ao Hospital de Emergências.

UBS do Campus Marco Zero da UNIFAP passa por reforma e ampliação

A reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Campus Marco Zero está em andamento. A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) sob contrato, designou empresa Cantuária e Cia Ltda, com apoio da equipe de servidores, para assumir a gestão e fiscalização das obras. Será reformado cerca de 662,52 m² da área de edificação, correspondendo a serviços de pintura, modernização das instalações elétricas e hidrossanitárias, forro, acessibilidade e outras adaptações internas.

Produção de EPIs

A Reitoria da Universidade Federal do Amapá, por meio da Portaria nº 0577/2020, formalizou a criação da comissão técnico-científica e tecnológica para desenvolver e promover iniciativas na comunidade acadêmica, para o combate do Novo Coronavírus de forma integrada entre os colegiados, departamentos e outras instituições.

Ao todo 40 pessoas entre servidores técnicos, docentes e discentes colaboradores dos cursos do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), Campus Marco Zero, fazem parte da equipe responsável pela produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A equipe já entregou mais de 1 mil unidades para órgãos de saúde e segurança pública do Amapá, para proteção dos profissionais. 

Equipe já produziu mais de 1 mil protetores faciais. Foto: Acervo/DCET

Agora estima produzir adaptadores em máscaras de mergulho, para diminuir a necessidade de intubação de pacientes acometidos pela COVID-19. Para seguir com o projeto, a equipe reforça que aceita a colaboração e doação de máscaras de mergulho para que sejam realizadas as adaptações.

Confira: Comissão da UNIFAP produzirá equipamentos adaptados aos pacientes da COVID-19

Relatos indígenas sobre a COVID-19 nas aldeias 

Bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET-Indígena: Conexões de Saberes), do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Oiapoque, lançaram a campanha ‘COVID-19 entre os povos indígenas do Amapá e norte do Pará’.

Diariamente são publicados depoimentos dos indígenas da região do Oiapoque com o objetivo de compartilhar as dificuldades enfrentadas nas aldeias com o avanço da Pandemia do Novo Coronavírus, denunciando a falta de estrutura  para manter as necessidades básicas como alimentação, comunicação e principalmente com a saúde dos indígenas.

Os depoimentos são compartilhados na página  no Facebook com traduções para o inglês, francês e espanhol, assim como na língua materna dos estudantes, para atender a repercussão internacional dos relatos. 

Colaboração de Texto: Iago Fonseca – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) – Escritório Modelo “Unifap Notícias”.

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu