Seminário aborda as possibilidades do HU para a graduação e pós-graduação da Unifap

Apresentação da infraestrutura física e capacidade de atendimento à população também foram temas de evento ocorrido dia 14.

A equipe de gestão do Hospital Universitário (HU) realizou na tarde do dia 14 de junho, no campus Marco Zero do Equador da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá (AP), o Seminário “O papel do HU-Unifap na formação da graduação e pós-graduação”. O evento teve como objetivos apresentar a infraestrutura física do HU, a capacidade e forma de atendimento da população amapaense e os programas possíveis que serão implantados aos níveis de graduação e pós-graduação para todos os cursos da Unifap.

Participaram do evento a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Amanda Fecury, representando o reitor da Unifap, Prof. Dr. Júlio Sá de Oliveira, junto com a equipe de gestão da Universidade; o superintendente do HU, Dr. Aljerry Rego; o gerente administrativo, Dr. Rogério Freitas; o gerente de Ensino e Pesquisa, Prof. Dr. José Carlos Tavares; o gerente de Atenção à Saúde, Dr. Anderson Walter Costa; e o chefe de TI, Elvis Araújo.

O superintendente do HU, Dr. Aljerry Rego, descreveu a infraestrutura do HU, o planejamento para a abertura e funcionamento do hospital e destacou a importância de se realizar um evento dessa natureza. “A gestão do Hospital Universitário vem mostrar para a comunidade acadêmica como o hospital vai funcionar, os serviços que serão ofertados, mas principalmente a inserção dos nossos alunos e professores no HU, em termos de inserção de atividades práticas, além de pesquisa na graduação e pós-graduação. Então, estamos vindo mostrar que o HU é um hospital da Unifap e chamar essa comunidade para começar a participar de forma efetiva no funcionamento e organização do nosso hospital”, afirma.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Amanda Fecury, ressaltou que o HU é a concretização de um sonho da Unifap que beneficiará a atenção à saúde do estado inteiro, destacando que o hospital será um espaço de estímulo também às atividades de pesquisa e de extensão de vários cursos da Universidade. O gerente administrativo do HU apresentou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerenciará o HU, e a estrutura organizacional do hospital, enfatizando que o HU vai além da assistência à população e tem como missão a integração com o ensino, a pesquisa e a extensão e a capacitação de residentes e acadêmicos para prestarem um serviço de qualidade à sociedade. O gerente de Atenção à Saúde, Dr. Anderson Costa, trouxe dados sobre a capacidade de atendimento do hospital e as especialidades médicas e hospitalares que serão contempladas.

O histórico do nascimento do HU e as oportunidades de programas e projetos possíveis para a inserção da graduação e da pós-graduação da Unifap na dinâmica de funcionamento do hospital foram os assuntos da apresentação do gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Prof. Dr. José Carlos Tavares. “Existem as necessidades dos cursos, em termos de ofertas de estágios que serão realizados dentro do hospital, e também os cursos, como as residências médicas, de enfermagem, na área da farmácia, da pedagogia, das engenharias, então, é um hospital que realmente vislumbra uma mudança de paradigmas em termos da formação de todos os profissionais na nossa Universidade”, adita.

Funcionamento do HU
Segundo o superintendente do HU, a previsão é que o hospital universitário inicie os atendimentos à população entre setembro e outubro deste ano. O funcionamento do hospital será realizado em quatro etapas, sendo que o funcionamento pleno do HU, com a oferta de todos os serviços e atendimentos de saúde planejados, será em até dois anos.

Nesta primeira fase, serão disponibilizados 25 leitos hospitalares, 15 consultórios médicos com atendimento de diversas especialidades de média e alta complexidade, exames e diagnósticos em cardiologia, ginecologia, diagnóstico por imagem, laboratório de análises clínicas, laboratórios de anatomia patológica. A segunda fase de implantação, prevista para iniciar em março de 2023, adicionará mais 32 leitos (sendo 7 leitos clínicos e 25 cirúrgicos), 5 salas cirúrgicas, reabilitação física e 19 poltronas para hemodiálise.

A fase 3 deve iniciar em setembro do ano que vem e, ao final dela em fevereiro de 2024, o HU contará com 152 leitos ( sendo 20 leitos UTI adulto, 10 UTI pediátrico e 10 leitos UCO), medicina nuclear e ampliação dos exames diagnósticos. Na última fase de implantação, o HU estará com a capacidade total de funcionamento, com 212 leitos, urgência e emergência obstétrica e exames diagnósticos em obstetrícia.

A estimativa é que o HU realize mais de 2.300 internações anuais e oferte atendimentos em diversas especialidades médicas como clínica geral, cardiologia, gastroenterologia, obstetrícia, pneumologia, neurologia, oftalmologia, infectologia, ortopedia, geriatria, além da assistência em enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e serviço social. Serão mais de 17.500 consultas mensais, 600 cirurgias por mês, um quadro de 1.800 funcionários e custos anuais de manutenção e custeio em torno de R$ 52 mi.