Pesquisador da UNIFAP cumpriu missão na China

O docente coordena um grupo internacional de pesquisa sobre desenvolvimento de novos medicamentos.

Depois de ser selecionado dentre 22 pesquisadores da Índia, Rússia, África do Sul, Turquia, Egito e Paquistão como coordenador geral do projeto “Development of new drugs for neglected diseases”, o Prof. Dr. José Carlos Tavares, do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, cumpriu missão na China (Wuhan) no Laboratory of Drug Discovery and Molecular Engineering, do Institute for Medicinal Plants da Huazhong Agricultural University com convite do Prof. Dr. Hu Xuebo.

Além de visitar a HAU, o prof. Tavares também esteve no College of Medicine of Lian Yun Gang, onde foi recebido pela Reitora e, em cerimônia, apresentou o projeto o qual irá coordenar. Em Wuhan, onde fica localizada a HAU, o professor visitou a Wuhan University, instituição que foi criada em 1820 com destaque mundial, classificada como uma das melhores do mundo no campo da medicina e tecnologias.

O professor apresentou a conferência “The Potentiality of Amazonia for Innovation in Drugs”. Foto: Divulgação.

Como o projeto coordenado pelo professor é sobre o desenvolvimento de novos medicamentos para doenças negligenciadas, a partir da biodiversidade dos países envolvidos, Tavares esteve estruturando juntamente com Dr. Xuebo, coordenador da China. As visitas foram intensas não somente nas universidades, mas também em Indústrias Farmacêuticas que estão envolvidas no projeto internacional.

Finalizando a missão Tavares apresentou a conferência “The Potentiality of Amazonia for Innovation in Drugs”, para estudantes de mestrado, doutorado e professores do Programa de biotecnologia e conhecimento da tradicional da HAU.

Sem dúvida que coordenar um projeto internacional dessa natureza é mais do que gratificante e vem como resposta à qualidade das pesquisas que estamos desenvolvendo no Laboratório de Pesquisa em Fármacos e laboratórios associados da UNIFAP”, destacou.

O pesquisador avalia como positivas para a UNIFAP as atividades as quais participou na China. Tavares ainda recebeu, como resultado do CNPq, a aprovação da bolsa de produtividade subindo para o Nível 1C. Resultados esses, segundo ele, que só engrandecem as diversas atividades que envolvem os Grupo de Pesquisa em Fármacos e o grupo internacional que coordena.

Texto: Divulgação.

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.