16 de agosto é comemorado o Dia do Filósofo

O Dia da filosofia é comemorado na terceira quinta-feira de novembro.

Neste domingo, 16 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Filósofo. Nas Ciências Humanas, a Filosofia é um campo de estudo complexo que ajuda a sociedade a se desenvolver, debatendo temas como a existência, o saber, a verdade, valores a mente humana e a própria sociedade. O docente do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Campus Santana, Prof. Dr Rodrigo Reis Lastra Cid, deixa uma reflexão sobre o papel da Filosofia:

“Hoje em dia o Filósofo é aquele que reflete e teoriza soluções para os problemas filosóficos, que são os problemas de fundamentação última, que não podem ser respondidos por experimentos ou cálculos. Tanto as ciências têm problemas filosóficos quanto a filosofia tem os seus problemas mais específicos. Qual a natureza da decisão econômica? Qual a relação entre a verdade e as ficções? Qual a legitimidade epistemológica da história? Qual a natureza da suposta dualidade onda-partícula? Qual o sentido da vida? Existe Deus? Existe livre-arbítrio? Qual a fonte da legitimidade do Estado, se é que é legítimo de fato? O aborto é moralmente correto ou incorreto? Se você se interessa por esse tipo de questão, há uma profissão pra você: essas e outras questões são tratadas pelos profissionais da filosofia. De fato, a profissão de filósofo serve tanto àqueles que querem trabalhar com docência quanto àqueles que querem ter uma reflexão mais profunda sobre sua área ou sobre sua visão de mundo. E qual a importância do filósofo e da filosofia então? Seria justamente aprimorar a visão de mundo das pessoas, por meio de mostrar inconsistências no senso comum e de mostrar caminhos teóricos para responder questões essenciais. Se hoje temos uma constituição democrática, que divide o Estado em três poderes, devemos isso à reflexão dos filósofos sobre a natureza do Estado. Hoje em dia, em um cenário político polarizado, em que as ideologias sobrecarregam os discursos das pessoas, o filósofo é a figura ideal para colocar em aberto essas ideologias e refletir sobre cada uma delas, aprimorando a visão das pessoas sobre o que elas próprias pensam. O filósofo formado tem como possibilidades de emprego a docência no ensino médio e no ensino superior, tanto público quanto privado. O professor de filosofia tem muitas atribuições, que envolvem o ensino, a pesquisa dos temas de interesse e as extensões para levar a filosofia à comunidade, além do esclarecimento social que sua presença ativa causa”.

A Administração Superior da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) parabeniza todos os profissionais da Filosofia ; docentes, discentes, cientistas e pesquisadores. A instituição tem orgulho de ofertar o Curso de Licenciatura em Filosofia.

Sobre a Graduação de Filosofia na UNIFAP

Aprovado em 2015, o curso de Licenciatura em Filosofia, em sua organização pedagógica, parte da ideia de que o percurso formativo deve abrir um campo de possibilidades e alternativas de trajetórias acadêmicas aos alunos. Com base nessa proposição, o curso possui caráter pluridimensional do ensino superior universitário, integrando ensino, pesquisa e extensão.  O foco do curso em Filosofia atende a necessidade de formação de professores, permitindo a construção de sólido conhecimento na área, assim como ampla formação humanística. Assim sendo, sem perder sua identidade, pois, situado na região amazônica, ele tem que responder a especificidades de seu entorno.  Desse modo, a formação se dará, também, tendo por ênfase o contexto sociopolítico amazônico em sua expressiva diversidade, sem abandonar, naturalmente, o contexto nacional e internacional. A identidade do curso, vinculada à realidade amazônica, promove um maior conhecimento das necessidades locais e regionais, além de uma formação cultural e crítico-valorativo.

Saiba mais em: https://www2.unifap.br/filosofia-santana/

A proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia, portanto, repousa sobre um conjunto de princípios que caracterizam sua identidade e expressa sua missão, quais sejam:

A) construção e reelaboração coletiva e continuada do projeto pedagógico de curso;

B) interação recíproca com a sociedade, reafirmando o compromisso como agente fundamental da formação profissional;

C) construção permanente da qualidade de ensino, entendida como processual e de responsabilidade compartilhada entre todos os sujeitos que compõe o curso;

D) integração constante entre ensino pesquisa e extensão;

E) busca permanente da unidade entre a teoria e a prática, exigindo para isso, a incorporação de professores e alunos em atividades de pesquisa e iniciação científica;

F) observação das diretrizes curriculares nacionais e das exigências do MEC para a execução do curso.

(Fonte: https://www2.unifap.br/filosofia-santana/apresentacao/)

Colaboração de Texto: Addan Vieira – (Estagiário de Jornalismo/ UNIFAP) “Escritorio Modelo – 2020.”

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.