Instituições públicas de Ensino Superior do Amapá planejam retomadas das atividades

Instituições públicas de Ensino Superior do Amapá planejam retomadas das atividades

Compartilhe:

 

As Ifes montaram Comissões, com participação dos setores envolvidos e comunidade externa.

As instituições públicas de ensino superior do Amapá planejam a retomada das atividades de ensino, porém sem data e modalidades definidas. Por serem instituições públicas de ensino gratuito, as IFES têm, em seu quadro, alunos de diversas origens e classes sociais. Todos esses aspectos são considerados pelas comissões que tratam do planejamento do retorno.

“Do mesmo modo que existem acadêmicos em condições de acompanhar as aulas remotas, também há aqueles que não tem meios para tal. Por isso estamos elaborando um minucioso levantamento para termos certeza das possibilidades de cada discente, e para que possamos garantir aos menos abastados possam ser incluídos no processo de ensino remoto”, explicou a presidente da Comissão Especial do Planejamento de retorno gradual na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Profa. Dra. Danielle Guimarães.

O ensino remoto não irá se configurar como Ensino à Distância (EaD), mas há a necessidade de uma boa estrutura de equipamentos e internet. As aulas serão repostas assim que for possível. No entanto, segundo a Pró-Reitora de Graduação (PROGRAD) da UNIFAP, Profa. Dra. Elda Gomes Araújo, as aulas não precisam, necessariamente, serem repostas no ano de 2020. “Uma coisa é o calendário civil. Outra é o acadêmico. E os dois não precisam coincidir”, explicou a docente. 

Instituto Federal do Amapá 

O Instituto Federal do Amapá (IFAP) criou o plano “Retorno Seguro” para a retomada das atividades de forma gradual. A instituição disponibilizou um questionário para as comunidades externa e interna emitirem opiniões sobre a retomada. A partir das coletas, observou-se que a comunidade não está preparada para um retorno presencial em meio a pandemia. “Por meio das ações internas, optamos retornar com as atividades acadêmicas dos alunos concluintes do ano de 2020, de forma remota, no dia 2 de setembro. Daremos o suporte com o auxílio conectividade”, informou o  pró-reitor de extensão, Prof. Dr. Romaro Silva.

UEAP

A Universidade do Estado do Amapá (UEAP) instalou um comitê de acompanhamento à pandemia, formada por professores e especialistas que auxiliam nas determinações para o período. Umas das alternativas apontadas foi o ensino remoto. As propostas serão analisadas e submetidas ao Conselho Universitário da instituição, considerando a opinião dos acadêmicos, corpo técnico e docente.


Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: ASSESP/UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu