Documentário retrata rotina de acadêmicos de Medicina no Internato Rural Indígena

A proposta foi mostrar a imersão dos acadêmicos nas comunidades durante a disciplina.

Uma parceria entre os cursos de Jornalismo e Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), resultou em um documentário. A produção audiovisual retrata o trabalho dos acadêmicos e professores de Medicina durante a disciplina “Internato rural indígena”. Em pouco mais de 30 minutos, a película mostra a rotina médica de discentes e docentes em comunidades indígenas e ribeirinhas do Amapá.

O documentário foi produzido pelas acadêmicas de jornalismo Carol Araújo e Fernanda Lima, sob supervisão da professora e coordenadora do curso de Jornalismo, Profa. Ms. Elisângela Andrade. As alunas que já haviam cursado as disciplinas de Telejornalismo e integrantes  do Projeto de Extensão “Repórter Universitário TV Web”, tendo experiências de gravação, edição e, roteiro, colocadas em prática.

“A parceria foi no sentido de mostrar a imersão dos acadêmicos de medicina em áreas de difícil acesso e, muitas vezes, opostas a realidade que eles vivenciam. Mostramos um pouco do cotidiano das pessoas que ali estão, que tanto precisam de atenção hospitalar e da proposta do Internato Rural Indígena”, explicou a Profª Ms. Elisângela. A intenção é que o documentário seja divulgado nas comunidades.

Tratamento humanizado

A coordenadora do internato rural indígena, Rosilene Cardoso, recorda que o Internato funciona desde o início da Graduação, em 2010. Essa é a primeira vez que o trabalho é documentado. O objetivo da disciplina é inserir os alunos nas comunidades mais distantes para oferecer seus cuidados e conhecimentos. “Desde o acolhimento dos ingressantes, o acadêmico é preparado para atuar nas aldeias e com foco ao tratamento humanizado”, explicou Rosilene.

O documentário foi finalizado em março e enviado ao vice-coordenador do Curso de Medicina, Prof. Aljerry Dias do Rego, no início de abril. O acadêmico de Medicina, Tiago Ferreira, recorda como os anos da graduação mudaram sua percepção da profissão de médico. “Nunca tive como primeira opção a medicina, não imaginei que tivesse o dom de cuidar do próximo. Na vivência de curso na UNIFAP passei por diversas emoções e passei a ter mais empatia pelo meu povo, pelo meu lugar. Após conhecer tanta gente diferente, com histórias de vida diversas, me identifiquei com a profissão. Antes eu gostava de ciências, hoje gosto de pessoas”, relata o estudante.

Internato Rural Indígena

Assistência médica em áreas remotas continua sendo um desafio resistente às mais variadas estratégias. Contudo, o Internato Rural desponta como um passo fundamental para resolução desse problema, contribuindo para a formação de médicos com uma nova consciência relacionada aos problemas de saúde, capazes de uma postura socialmente responsável para com as comunidades onde atuam.

Assista ao DOCUMENTÁRIO

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP.