UEAP produz cartilha sobre o Coronavírus para ajudar comunidade ribeirinhas

UEAP produz cartilha sobre o Coronavírus para ajudar comunidade ribeirinhas

Compartilhe:

 

O material usa linguagem típica da região para alertar sobre o COVID-19.

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), por meio do Programa de Fortalecimento da Extensão (FORTEX), elaborou uma cartilha com informações sobre o coronavírus. O objetivo é distribuir para nove comunidades ribeirinhas na Amazônia.

A iniciativa foi desenvolvida pelas professoras da instituição, Janaína Freitas Calado e Raimunda Kelly Silva Gomes. O material possui estrutura dinâmica com informações sobre o que é, formas de contágio, sintomas, prevenção, quais os canais de atendimento sobre a doença, e também informa sobre a importância do isolamento social neste momento de pandemia da COVID-19.

Sobre a Cartilha

A cartilha tem o diferencial no texto com uso da linguagem das comunidades ribeirinhas, com expressões típicas como ‘potoca’ (referente a mentiras), ‘mana’, Pai D’Égua, ‘pavulagem’, e famoso ‘Égua’.

As  informações são repassadas pela personagem Iara, jovem de 20 anos, nasceu na comunidade do Bailique e é estudante da UEAP. Na cartilha Iara busca ajudar com orientações para sua família e as comunidades Amazônicas, durante o período de isolamento social,  sobre a Pandemia do COVID-19.

O material foi lançado na plataforma digital da UEAP e para levar às comunidades busca apoio financeiro para impressão.

Confira a Cartilha Informativa da UEAP

Colaboração de Texto: Letícia Amorim (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP).

Acesse a página de Orientações de Prevenção ao Coronavírus da UNIFAP

 


Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP.

Compartilhe:
Fechar Menu