Encontro Regional Norte debate diplomacia e cooperação das Guianas

“Entorno Estratégico Brasileiro: diplomacia e cooperação em defesa na região das Guianas” foi o tema geral escolhido.

O III Encontro Regional Norte da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) teve início ontem, 5 de novembro, na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O evento prossegue durante o dia de hoje e representa o encontro regional bienal da Associação Brasileira de Estudos de Defesa.

O tema geral “Entorno Estratégico Brasileiro: diplomacia e cooperação em defesa na região das Guianas” debate questões como as dinâmicas migratórias e suas repercussões; a extração de ouro na região, atividades que compõem o garimpo e litígios fronteiriços, e a presença de uma potência europeia dentro da Amazônia.

Entre os palestrantes confirmados estão: Dra. Mônica Herz (PUC-RIO), Dr. Danilo Marcondes de Souza Neto (Escola Superior de Guerra), Dr. Kai Michel Kenkel (PUC-RIO), Dr. Cleber Batalha Franklin (UFRR), Ms. Daniel Edler Duarte (Doutorando em King’s College London), Dr. Miguel Dhenin (UFRJ), Dr. Jodival Mauricio da Costa (UNIFAP), Dr. Gutemberg Vilhena (UNIFAP), Dr. Handerson Joseph (UNIFAP), Dra. Carmentila Martins (UNIFAP), Ms. Brenda Farias (UNIFAP), Ms Tiago Luedy (UNIFAP), Cel. Paulo Matias (Cmte Geral da PM-AP) e o General de Brigada Adilson Giovani Quint (Comando da 22ª Brigada de Infantaria de Selva).

Durante o evento, haverá quatro mesas, divididas nos dois dias. Ontem a palestra de abertura tratou da “Crise do Multilateralismo”, com a professora Mônica Herz, autora de vários livros de Relações Internacionais.

A programação de hoje, 6 de novembro, terá dois minicursos no turno da manhã, no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia (Cepa), com os professores Kai Kenkel e Cleber Flanklin. Também haverá o lançamento do livro “Conversas Etnográficas Haitianas”, do professor Handerson Joseph. Para mais informações: www.erabednorte2019.abedef.org / email: erabednorte2019@gmail.com e 96 984056899 (WhatsApp).

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.