Evento marca aulas inaugurais de novos cursos de extensão da Unifap

Os projetos de extensão “Unifap em Cena”, “Maturidade Digital” e “Libras na Saúde” serão lançados nesta sexta-feira (12), no campus Marco Zero, em Macapá (AP).

No dia 12 de abril, ocorrerá a aula inaugural e o lançamento dos projetos de extensão “Maturidade Digital”, “Libras na Saúde” e “Unifap em Cena”, vinculados ao Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento e Idiomas (Profid), da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O evento será às 18h30, em frente à nova biblioteca da Unifap e contará com atrações culturais e musicais, como o coral da Universidade, a banda do projeto “Canta Unifap”, apresentações de musicais em libras e o instrutor de ritmo e dança, professor Júnior Montinari.

A aula inaugural reunirá os alunos, coordenadores e monitores. Estima-se que estarão presentes 400 pessoas na noite de lançamento.

“O objetivo dessa aula inaugural é pela comemoração dos novos projetos em execução no ambiente acadêmico e social da Unifap e apresentar ao público o objetivo e importância dos projetos, uma solenidade pela conquista”, diz Natália Vasconcelos, vice-coordenadora do Profid.

As aulas começarão a partir da segunda-feira (14) e ocorrerão de forma presencial e on-line.

Sobre os projetos

Unifap em Cena
Um dos projetos idealizados em 2024, o Unifap em Cena tem como foco o aprimoramento das artes culturais e na acessibilidade. Seu público-alvo abrange tanto a comunidade interna quanto externa da Unifap.

São 100 vagas imediatas para os públicos interno e externo da Universidade que buscam conhecimento na área cultural com a interdisciplinaridade da libras.

Nessa sua primeira edição, o Unifap em Cena oferta cursos de Coral de Libras e Dança. As aulas e ensaios ocorrerão nas segundas e quartas-feiras, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), e, às sextas-feiras, ocorrerá um evento cultural.

“O projeto tem como objetivo promover a diversidade cultural, destacar a riqueza da cultura amapaense, estimular a criatividade e promover a inclusão social através da Libras”, destaca Heliton Souza, coordenador do projeto.

Siga o projeto no Instagram: @unifapemcena

Libras na Saúde
Surgido como uma vertente do curso “Libras na Comunidade”, o projeto tem como objetivo principal promover acessibilidade no ambiente da saúde, fornecendo conhecimento e aprimoramento acessíveis aos profissionais, alunos e professores da área da saúde.

O projeto realiza ações e cursos de ensino, pesquisa e extensão, além de ofertar palestras, ações de atendimentos aos surdos e a formação de cursos em libras. A capacitação e a formação de profissionais da área da saúde são uma das missões do projeto.

Nessa primeira edição, o curso ofertará 350 vagas imediatas e as aulas ocorrerão no formato presencial e remoto, de segunda a sexta, em Macapá e Santana. Nos demais municípios, será de forma remota. Ao final, o aluno receberá o certificado de 120h do curso “Libras na Saúde”.

Siga o projeto no Instagram: @libras.nasaude

Maturidade Digital

O curso Maturidade Digital tem como objetivo a capacitação da população a partir de 40 anos para o manuseio de ferramentas e equipamentos para a tecnologia da informação e comunicação e utilizando recursos tecnológicos.

São 80 vagas imediatas ao público e mais 20% de cadastro reserva para os municípios de Macapá e Santana. As aulas ocorrerão no formato presencial, de segunda a quinta-feira, em turmas alternadas no campus universitário Marco Zero (Macapá-AP), nos turnos da manhã e tarde. Ao final do curso, o aluno receberá certificado de 48h.

Siga o projeto no Instagram: @projetomaturidadedigital

Sobre o Profid
Os três projetos de extensão fazem parte do Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), programa de extensão e pesquisa que objetiva o diálogo permanente da Unifap com a sociedade, na compreensão de seu papel à formação de uma universidade mais inclusiva e engajada, mediante a democratização de conhecimentos, artes, cultura e das ciências produzidas nesta Instituição de Ensino Superior.

Em 2023, atendeu 10 mil pessoas. Em 2024, a estimativa é atender quase 20 mil beneficiários em todo o estado, em projetos presenciais e remotos, na capital e nos demais municípios. São cursos, atividades esportivas, ações culturais e também iniciativas na área da saúde. Não é necessário pagar nenhuma taxa de inscrição ou mensalidade.

Saiba mais sobre o Profid em https://www2.unifap.br/profid/.

Serviço
Lançamento dos projetos de extensão “Maturidade Digital”, “Unifap em Cena” e “Libras na Saúde”
Dia 12 de abril de 2024 (sexta-feira), às 18h30, em frente a nova biblioteca da Unifap, no campus Marco Zero do Equador (Rod. Josmar Chaves Pinto, KM 02, bairro Universidade, Macapá-AP). Evento gratuito e aberto ao público em geral.

*Texto: Lucas Oliveira (Bolsista Comunicação Profid)

————————————————————–

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/