Marabaixo vai ao Senado Federal nos 76 anos do Amapá

Sessão especial recordou a criação do Território, em setembro de 1943

Dança, música e muitas cores. O ciclo do Marabaixo, maior manifestação cultural do estado do Amapá, levou alegria à capital do país. Na quinta-feira, 11 de setembro, um grupo amapaense se apresentou no Plenário do Senado Federal, durante sessão especial de comemoração aos 76 anos da criação do território do Amapá. Na oportunidade, a cantora Silmara Lobato interpretou músicas regionais e o hino do Estado.

Em 2018, o marabaixo foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Considerada uma manifestação folclórica amazônica, inclui ritmo musical e dança de roda de origem africana, típica da região Norte. O nome também se aplica ao tambor utilizado nesse estilo musical, chamado de “caixa de marabaixo”.

Grupo de artistas amapaenses apresentou o marabaixo, ao Senado. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Presença – O reitor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Prof. Dr. Júlio Sá participou da cerimônia, no Plenário. Entre as autoridades estavam: presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), prefeito do município de Macapá, Clécio Luís; senador Lucas Barreto (PSD-AP); coordenador da bancada federal do Amapá, deputado André Abdon (PP-AP); conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP), Amiraldo Favacho. A homenagem foi iniciativa do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Cultura Amapaense

No Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima e no Senado Galeria, em Brasília, está à exposição “Amapá — Onde os hemisférios se encontram — 76 anos de criação do território”. Ao todo, são 58 telas de 28 artistas amapaenses, além de artesanato indígena e obras do acervo do Museu do Negro, de Macapá.

De acordo com o presidente do Senado, senador Davi Alcolumbre, as comemorações e exposição mostram a força do Amapá ao Congresso Nacional, ao apresentar nossa cultura e tradição. “Milhares de pessoas passarão todos os dias aqui e terão a oportunidade de conhecer um pouco da origem do nosso estado nesse espaço, que vai elevar o nome dos nossos artistas para conhecimento nacional e internacional”, destacou o presidente. (Com informações da Agência Senado)

Celebração – O Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, no governo do presidente Getúlio Vargas. A região desmembrada do estado do Pará deu origem ao Estado do Amapá, por meio da Constituição de 1988.

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) parabeniza o Estado pelos 76 anos!

#PARABÉNSAMAPÁ

Confira Galeria de Fotos – (Crédito: Marcos Oliveira/Agência Senado)

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos