Certificado Digital para alunos, docentes e técnicos

Os certificados digitais pessoais da Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu), já podem ser emitidos pelo próprio usuário das instituições que já aderiram ao serviço.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou no último dia 2 de abril que estudantes, professores e servidores das instituições  federais de ensino (IFES) já podem ter um certificado digital gratuito, o ICPEdu. Ele funciona como uma identidade eletrônica e pode ser utilizado para assinar documentos digitais ou efetuar logins em sites de forma mais fácil e segura.

Dentre os benefícios está a possibilidade de assinar digitalmente documentos com validade jurídica prevista em Lei. Assinatura esta que pode ser feita usando alguns sistemas acadêmicos de gestão já homologados, pelas próprias universidades, ou ainda utilizando-se de outras soluções disponíveis no sistema federal.

A adesão ao serviço está aberta a todas as IFES e integrantes do Sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e pode ser solicitada pelo Service Desk da RNP no e-mail atendimento@rnp.br. No entanto, o pedido deve ser feito pelo gestor de TI da instituição, dada a necessidade de se realizar uma homologação técnica para que o benefício se estenda a todos os usuários. A UNIFAP está providenciando sua adesão e anunciará à toda sua comunidade universitária a habilitação do serviço, para que a partir daí todos possam requerer sua assinatura.

Saiba mais em: https://www.rnp.br/servicos/gestores-de-TI/icpedu-certificado-pessoal

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos.