Valor das bolsas de iniciação científica da Unifap tem reajuste de 75%

Bolsistas de iniciação científica da Unifap passaram a receber R$ 700 mensais a partir de outubro.

As bolsas de iniciação científica das modalidades Probic e Probic – Ações Afirmativas tiveram um reajuste de 75% em outubro, passando de R$ 400 para R$ 700 mensais. As bolsas Probic e Probic-AF são pagas com recursos próprios da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Atualmente, o Programa de Iniciação Científica da Unifap conta com 70 bolsas de ampla concorrência e dez bolsas para ações afirmativas da Instituição.

A diretora do Departamento de Pesquisa (DPq), Profa. Dra. Elizabeth Viana, explica que as bolsas de iniciação científica pagas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação (MEC), foram reajustadas em março, mas a Unifap precisava verificar se havia recursos orçamentários para igualar os valores das bolsas pagas com recursos da Universidade, sem causar prejuízos no quantitativo de bolsas ofertadas.

“Os alunos de iniciação científica com bolsas financiadas pela Unifap sempre receberam o mesmo valor das bolsas que são financiadas pelo CNPq. Esses valores estavam muito defasados. Era necessário equiparar os valores”, afirma a Profa. Dra. Elizabeth Viana.
A iniciação científica é um programa de formação que objetiva envolver o aluno do ensino básico ou superior no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, fomentando o pensamento científico e possibilitando ao estudante vivenciar as rotinas de um cientista e das práticas teórico-metodológicas de uma investigação científica.

“Os alunos de iniciação científica são os futuros profissionais que irão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado. Estes anos têm uma formação que os farão pensar de forma crítica para resolução dos problemas de maneira mais efetiva”, observa a Profa. Dra. Elizabeth Viana.

Saiba mais sobre o Programa de Iniciação Científica da Unifap na página eletrônica do Departamento de Pesquisa (DPq), link www2.unifap.br/dpq.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: