Reunião de trabalho ocorre em Macapá-AP

Objetivo é organizar a 4ª Reunião Científica Regional Norte da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) irá sediar, nos dia 10 e 11 de novembro, a reunião de trabalho do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPEd) – Região Norte, que tem como objetivo organizar a 4º Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação – Região Norte (ANPEd Norte), que ocorrerá de forma presencial no período de 9 a 11 de novembro de 2022, em Macapá (AP), sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAP (PPGEd).

A Reunião Científica da Região Norte ocorre anualmente e tem como objetivo a socialização das pesquisas e estudos realizados na área de educação e afins dos filiados à ANPEd, bem como propiciar intercâmbios e debates sobre temáticas de interesse da Associação. A última edição da ANPEd Norte foi realizada de 17 a 20 de março deste ano, no formato totalmente online por conta da pandemia do coronavírus. Em 2022, será a primeira vez que a UNIFAP sediará o evento científico.

“O Programa de Pós-graduação em Educação da UNIFAP obteve na reunião do Forpred Norte do dia 18 de março do corrente ano a aprovação de sua candidatura para sediar a 4ª Reunião Científica da Regional Norte da ANPEd, que ocorrerá em novembro de 2022. Certamente essa oportunidade para um Programa novo, com apenas quatro anos de atividades, contribuirá para o seu fortalecimento e consolidação na área da Educação, pois impulsionará a produção científica na região Norte e, de maneira particular, no estado do Amapá, oportunizando a ampla participação da comunidade acadêmica local no evento e sua inserção científica regional e nacionalmente. A UNIFAP, em conjunto com outras instituições de ensino do estado, assume o compromisso de sediar a 4ª ANPEd Norte/2022 na perspectiva também de enfrentar as dificuldades que a produção e socialização da ciência em espaços públicos têm encontrado”, avalia a presidente da comissão local do evento, profa. Dra. Ilma Barleta.

Na próxima terça-feira (9), haverá uma visita técnica aos espaços da Universidade que receberão o evento em 2022, para verificar a infraestrutura oferecida em cada um. O grupo responsável pela visita técnica será composto pelo reitor da UNIFAP, prof. Dr. Julio César Sá; pela representante da Presidência Nacional da ANPEd, profa. Dra. Maria Luiza; pela vice-presidente da ANPEd Norte, profa. Dra. Ivanilde Apoluceno; pela coordenadora do FORPREd Nacional, profa. Dra. Fabiane Maia; pelo coordenador do FORPREd Norte, prof. Dr. Waldir Abreu; e pela presidente da comissão local PPGed/UNIFAP, profa. Dra. Ilma Barleta.

Anped* – A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.

Dentre seus objetivos destacam-se: fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em Educação, procurando contribuir para sua consolidação e aperfeiçoamento, além do estímulo a experiências novas na área; incentivar a pesquisa educacional e os temas a ela relacionados; promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do País, especialmente no tocante à pós-graduação.

Saiba mais em https://www.anped.org.br/.

*Com informações obtidas junto ao site oficial da ANPEd

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido