Universidades federais e Andifes se articulam para conseguir complementação orçamentária

Reuniões com o ministro da Educação e líderes no Congresso Nacional buscam garantir mais R$ 500 milhões para as universidades ainda em 2023.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), representante oficial das universidades federais na interlocução com o Governo Federal, com as associações de professores, de técnicos administrativos, de estudantes e com a sociedade em geral, têm se reunido com o Governo Federal e os líderes no Congresso Nacional para tratar sobre a complementação do orçamento das universidades federais de R$ 500 milhões ainda para 2023 e o orçamento para 2024.

A última reunião ocorreu no dia 4 de dezembro entre a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão, e o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT/CE). “Nossa situação é dramática, mas estamos atuando em colaboração com os parlamentares e também com o Ministério da Educação”, disse a reitora que, acompanhada da diretoria da Andifes, esteve com o ministro da Educação, Camilo Santana, e sua equipe, no dia 30 de novembro.

O deputado José Guimarães afirmou que está em diálogo com o presidente da Comissão de Educação, deputado Moses Rodrigues (União-CE), para construir uma frente para atender exclusivamente a questão orçamentária das universidades federais. “Vamos trabalhar muito para recompor os recursos das universidades federais porque é uma causa justa. Nós temos um compromisso muito forte aqui na Câmara com a educação”, disse.

A presidente da Andifes protocolou um ofício que, além de tratar do orçamento de 2023, pede mais R$ 2,5 bilhões para 2024, somados aos R$ 6 bilhões já previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), de maneira a recuperar o orçamento de 2010, corrigido pelo IPCA. O terceiro ponto do documento se refere à alocação dos recursos do PAC das universidades federais. “Ainda não fomos informadas sobre o valor e também não sabemos como será distribuído”, disse.

Unifap
A Reitoria da Universidade Federal do Amapá (Unifap) também tem articulado esforços para conseguir recursos complementares e garantir que a Instituição finalize 2023 com a execução total dos compromissos financeiros existentes.

“Temos feito sistematicamente interlocuções junto ao Ministério da Educação e à bancada federal do Amapá na consecução de recursos financeiros para fechar o ano de 2023 com todas as despesas pagas. Os reitores e as reitoras das Ifes [Instituições Federais de Ensino Superior], em conjunto com a diretoria da Andifes, estão tratando com o MEC, com as lideranças do Governo e as bancadas federais dos estados para conseguir resolver esta demanda no Congresso Nacional. O ministro Camilo Santana tem sido um importante parceiro de todas universidades e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) desempenhando um papel extraordinário para com as demandas da Unifap”, afirma o reitor da Universidade, Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira.

*Com informações do site da Andifes. Matéria original está disponível em https://www.andifes.org.br/?p=99632.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: