Atletas paralímpicos irão representar a UNIFAP em competição nacional

Os estudantes irão competir nas provas de atletismo de campo, em diferentes modalidades.

Três atletas paralímpicos da UNIFAP foram convocados para participar da competição do Circuito Caixa, promovida pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), nas modalidades de atletismo, natação e halterofilismo. A equipe é formada pelos discentes Yndiraima Cunha (cadeirante) do Curso de Direito-2020, Edson Coelho (deficiente visual) do Curso de História-2019.1, e Segilma Miranda, do Curso de Geografia-2018.1. Os atletas ‘unifapianos’ irão embarcar nesta quinta-feira, 12 de março, para Recife (PE), acompanhados pelo técnico e docente do colegiado de Educação Física, Prof. Dilson Belfort.

Em 2019, A UNIFAP iniciou obras de acessibilidade e inclusão, no Campus Marco Zero. Foto: Divulgação

PROVAS E MODALIDADES – A competição inicia dia 13, com credenciamento e congresso técnico. Já nos dias 14 e 15, os três atletas realizarão as provas na modalidade de atletismo de campo, nas categorias: arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco. O circuito ocorrerá em outros períodos do ano, possibilitando que outros atletas se classificarem nas demais etapas do circuito de alto rendimento. A atual gestão da UNIFAP tem apoiado os atletas em suas competições locais e nacionais, como recorda Yndiraima em entrevista.

Confira entrevista com os atletas ao “UNIFAP Notícias”, desta quarta-feira, 11.

Atletas vencedores

Os discentes Yndiraima, Edson e Selgima já carregam um histórico de competições universitárias de alto nível, conquistando ótimos resultados. A prática esportiva paralímpica abre portas para vários campeonatos, além da admiração dos demais atletas da universidade. Desde 2014, Yndiraima faz parte da modalidade esportiva de alto rendimento, preparando o atleta para atuar em diferentes dimensões do esporte, como coordenação ou controle prescrição de treinamento, corridas, natação, ciclismo, entre outras categorias esportivas.

Os atletas são membros da Federação de Paradesporto do Amapá. Foto: Arquivo Pessoal.

A paratléta ingressou na UNIFAP, em 2018, motivando outras equipes a participarem das competições. Foi Yndiraima que incentivou Edson e Selgima a estrearem na competição do Circuito Caixa, no esporte de alto rendimento.Yndiraima explica a relevância da representação.

“Há muitas pessoas com deficiência adentrando ao nível superior, o que eleva o intuito que temos com a participação nessas competições, além de fomentar dentro do Estado do Amapá, contando com o apoio da universidade ao auxílio de viagem”, recorda.

Os atletas paralímpicos da UNIFAP pertencem, ainda, às atléticas da universidade, Georássica, Hapia e Cronos, dos seus respectivos cursos.

#BOASORTE! #ATLÉTASUNIFAP

Colaboração de texto: Janaína Pelaes (Estagiária de Jornalismo/UNIFAP)

ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.