Universidade recebe reunião da regional Norte da Associação Brasileira de Educação Internacional

Gestores da área de internacionalização de oito Instituições de Ensino Superior (IES) da região Norte participaram da reunião da Associação Brasileira de Educação Internacional – Regional Norte (Faubai Norte), ocorrido na última terça-feira, 14, na Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Além da Instituição, as Universidades da Amazônia (Unama), Federal Rural da Amazônia (Ufra), Federal de Rondônia (Unir), Federal do Acre (Ufac), Federal de Rondônia (Unir), do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA) também estiveram presentes no encontro.

O anfitrião do encontro, o pró-reitor de Cooperação e Relações Interinstitucionais da Unifap, Paulo Gustavo Pellegrino, explica que a Faubai é um fórum nacional de internacionalização das universidades e que há alguns anos foi criado a regional Norte no intuito de estimular a troca de experiências e formatar projetos conjuntos entre as IES da Amazônia.

Já houve encontros em Belém (PA), Rio Branco (Acre), Rio de Janeiro (RJ) e Macapá (AP).

“Como [a Faubai Norte] é algo muito recente, ainda não existem projetos executados, mas existem alguns planos de que as universidade amazônicas possam se representar juntas em fóruns e universidades internacionais, por exemplo.

(.

.

) [As reuniões da Faubai Norte] têm como objetivo visualizar os problemas, desafios e potencialidades comuns que as universidades do Norte têm e buscar desenvolver alguns projetos em conjunto”, adita Paulo Gustavo Pellegrino.

Dentre os projetos que estão sendo formulados pela Faubai Norte, o pró-reitor da Unifap ressalta a montagem de um portfólio bilíngue que apresente as universidades que fazem parte da Faubai, minimizando custos e potencializando interesses de atores externos; e a troca de boas práticas de internacionalização adotadas pelas IES do encontro, o que promove o intercâmbio de ideias e projetos bem-sucedidos na área.

Faubai A Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), criada em 1988, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais –, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

A Faubai tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.

* Com informações do site da Faubai