Unifap terá dez cursos com selo de qualidade no Guia do Estudante 2016

Dez cursos de graduação ofertados pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) receberam o selo de qualidade da publicação nacional Guia do Estudante Profissões Vestibular 2016, da editora Abril.

Os cursos de Direito e Secretariado Executivo foram avaliados como cursos muito bons, recebendo quatro estrelas.

Educação Física, Ciências Biológicas, Ciências Ambientais, Enfermagem, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, História e Pedagogia foram referenciados com três estrelas.

Para a pró-reitora de Graduação, Leila Feio, o Guia do Estudante credencia a graduação da Unifap com ótima pontuação e consolida a universidade como uma instituição que, mesmo jovem, está com cursos entre os melhores do país.

“É importante frisar também que esse reconhecimento só é possível com o compromisso que a gestão, os docentes, os técnicos-administrativos, os alunos, enfim, toda a comunidade acadêmica tem com a Unifap e com a atuação dos agentes envolvidos para a qualidade dos cursos de graduação da universidade”, ressalta Leila.

Realizada anualmente, a avaliação do Guia do Estudante se desenrola ao longo de nove meses.

Os coordenadores e professores das graduações que serão avaliadas naquele ano participam de uma pesquisa de opinião, por meio de um questionário que aborda temas relativos ao corpo docente, produção científica, internacionalização, projeto pedagógico e instalações físicas.

A fase posterior é a avaliação dos cursos de graduação por pareceristas de todo o Brasil – coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores.

São eles que dão as notas aos cursos: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e “prefiro não opinar”.

Cada curso recebe notas de, no mínimo, sete pareceristas que atuam em instituições da região onde o curso está presente.

As estrelas que cada graduação recebe é resultado da média das notas recebidas pelos pareceristas.

Alisson Vieira Costa, coordenador do curso de Educação Física, afirma que a avaliação do Guia do Estudante é um reconhecimento ao curso e demonstra à sociedade o que tem sido feito para manter a qualidade da graduação.

A coordenadora do curso de Secretariado Executivo, Marilia Gabriela Silva Lobato, acredita que as quatro estrelas que a graduação recebeu traduz o desenvolvimento do curso da Unifap.

“A avaliação do Guia do Estudante acaba impulsionando nossos alunos, que já são muito envolvidos e se engajam mais ainda no ensino e na pesquisa”, diz.

Guia do Estudante – O Guia do Estudante é uma série de publicações da Editora Abril, com mais de 25 anos de existência, que mostra informações sobre profissões universitárias do Brasil.

A edição deste ano estará nas bancas a partir de 9 de outubro.