Unifap realiza reunião técnica sobre a pós-graduação no estado do Amapá

Evento, ocorrido nos dias 27 e 28, contou com a participação de autoridades da Capes, do Governo do Amapá e de outras instituições públicas de ensino superior.

Propostas, desafios e perspectivas da pós-graduação na atualidade foi o tema central da Reunião Técnica realizada pela Universidade Federal do Amapá (Unifap) nos dias 27 e 28 de setembro no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP). O encontro objetivou discutir melhorias para o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação no Amapá junto aos docentes e aos órgãos federais e estaduais voltados para o ensino e pesquisa.

Além da presença da vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Ana Cristina Maués, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Amanda Fecury, e do diretor do Departamento de Pós-graduação, Prof. Dr. Fernando Medeiros, a mesa de abertura contou com membros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), e membros da Rede Integrada de Pesquisa do Amapá (Ripap), formada pelo Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) e Embrapa Amapá.

Para o diretor do Departamento de Pós-graduação da Unifap, Prof. Dr. Fernando Medeiros, a reunião é extremamente relevante para o Amapá e para a Região Norte. O objetivo de encontros como esse, segundo o gestor, é aproximar cada vez mais a Unifap e as outras instituições de ensino do estado dos órgãos dirigentes da pós-graduação no Brasil.

“A pós-graduação no país é a grande responsável pelo desenvolvimento, pelas pesquisas mais relevantes nacionalmente. Esse evento buscou justamente trazer dirigentes da Capes, pessoas que estão responsáveis pelo Plano Nacional de Pós-graduação e que são responsáveis pelas bolsas e editais voltados para a pós-graduação do país. Nós estamos trazendo eles aqui para que conheçam nossa realidade, embora sejamos uma instituição pequena, somos uma instituição que estamos começando um nível de desenvolvimento considerado. Eles vão trazer consigo uma perspectiva em termos nacionais e nós vamos mostrar quais são nossas perspectivas aqui na região”, afirma o Prof. Dr. Fernando Medeiros.

O diretor do Departamento de Programas e Bolsas da Capes, Dr. Laerte Guimarães, disse que o evento organizado pela Unifap tem o propósito de pensar os rumos da pós-graduação de forma estratégica e em um momento oportuno, no qual está sendo discutido e formulado o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) que irá vigorar de 2024 a 2028.

“Esse plano que vai cobrir, vai pensar e vai entender por onde e como caminhar nesses próximos cinco anos no que diz respeito ao Sistema Nacional de Pós-graduação. Nós estamos na construção desse plano, a Capes visitou cada um dos entes federativos. Então, é muito importante tanto a oficina que foi realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá, quanto essa visita agora proporcionada pela professora Amanda Fecury, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade. São essas oportunidades que nos faz entender melhor a grandiosidade e também os desafios da pós-graduação brasileira do Sistema Nacional de pós-graduação”, ressalta o Dr. Laerte Guimarães.

O presidente da comissão de elaboração do Plano Nacional de Pós-graduação, Dr. Esper Cavalheiro, também estava presente na reunião técnica e defendeu a importância da participação ativa na construção do plano de todas as instituições ligadas à pós-graduação nacional.

“A pós-graduação é isso aqui, todo mundo que participa, os grupos. É isso que nós temos que valorizar. E talvez o que nós tenhamos proposto nesse novo plano de pós-graduação é que cada vez mais a pós-graduação deixe de ser institucionalizada, participando apenas de uma instituição, mas que seja a somatória regional e que ela tenha capacidade absoluta de olhar o que ocorre ao seu redor e não o que está na cabeça do pesquisador. A cabeça do pesquisador é importante para colocar isso em prática, mas a proposta é que se olhe e se junte às pessoas. Então, por isso que essa é uma aposta muito importante do estado do Amapá”, declara Dr. Esper Cavalheiro.

*Texto: Renata Nunes (Estagiária Assesp/Unifap)

* Fotos: Profa. Dra. Amanda Fecury (Propespg/Unifap), Prof. Dr. Fernando Medeiros (Dpg/Propespg/Unifap) e Prof. Dr. Jadson Porto (Unifap)

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: