Unifap publica resultado do Processo Seletivo 2019

A comemoração de calouros e familiares marcou a cerimônia de divulgação do resultado do Processo Seletivo 2019 da Universidade Federal do Amapá (Unifap), ocorrida nesta quinta-feira, 24.

Aproximadamente 18 mil pessoas se inscreveram para concorrer às 675 vagas ofertadas, em 31 cursos de graduação presenciais do campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Medicina foi o curso mais concorrido, com 160 candidatos por vaga.

A lista de aprovados está disponível no site www.unifap.br/depsec, na entrada do campus universitário e foi transmitida ao vivo pela rádio Universitária (96,9 FM).

O reitor da Unifap, Júlio Sá, destacou durante a cerimônia que já estão sendo realizados estudos para o aumento de vagas ofertadas para o ano que vem.

Além disso, fez um apelo para que os ingressantes valorizem a conquista do acesso à educação superior.

“A Universidade começa a cumprir seu papel nesse momento de ingresso de pessoas nela.

É um momento de alegria para nós porque são elas que fazem com que a Unifap funcione, pois ela existe em função da sociedade na qual está inserida e o agente principal dentro da academia é o aluno.

O acadêmico, estando na Universidade, possibilita que o professor faça pesquisa, extensão, que ganhe seu salário, da mesma forma que o técnico, o terceirizado, todos ganhem seus salários.

É em função dos alunos que a Unifap funciona”, enfatizou Júlio Sá.

O mais novo aluno do curso de Engenharia Civil, José Pedro Araújo Ramos, estava confiante que conquistaria uma das vagas da graduação.

“Passei o ano todo estudando, me preparando, e agora é só alegria, comemorar e ano que vem estar aqui e dar o meu melhor”, festejou.

A estudante Luíza Souza também estava acompanhando a divulgação do resultado do PS 2019 na Unifap e foi a primeira colocada em Arquitetura.

Ela afirma que a aprovação foi resultado de um esforço da vida inteira.

“Sempre foi meu objetivo [cursar Arquitetura].

É um curso que eu sempre fui apaixonada e mistura tudo que eu amo.

Eu estava morrendo de medo [de não passar]”, confessou.

Recepção dos novos alunos A pró-reitora de Ensino de Graduação, Elda Gomes Araújo, antecipou que os novos alunos serão recebidos com uma semana dos calouros diferenciada, prevista para a primeira quinzena de fevereiro.

“[A Semana do Calouro] não mostrará só como a Instituição funciona, mas também as possibilidades que eles têm de acesso a bolsas de incentivo, a parte cultural, atividades físicas.

.

(.

.

) Queremos, desde já, desejar uma boa chegada para esses alunos, que eles tenham uma permanência muito agradável na Unifap, que participem não só na sala de aula, mas nos nossos projetos de extensão e de pesquisa.

Queremos colocar no mercado de trabalho egressos preparados, isso é um compromisso da atual gestão oferecer um profissional cada vez mais qualificado”, aditou.

Texto: Jacqueline Freitas/Jornalista Ascom/Unifap