Oficina forma pesquisadores para produção de cartografia social

Iniciativa foi dos projetos de pesquisa “A Luta pela Terra e Território na Amazônia”, “A Urbanização em Macapá após a Estadualização”, ligados ao Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas A oficina de Cartografia Social e de Cartografia Básica que ocorreu nos dias 28 de Fevereiro e 1° de Março de 2019 teve por objetivo iniciar os participantes aos conceitos e no desenvolvimento de habilidades desses dois ramos do conhecimento cartográfico.

Um dos objetivos do curso foi discutir o modo mais viável de trabalhar metodologicamente a cartografia social junto a grupos e organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

A oficina foi ministrada pelo pesquisador Eduardo Queiroz de Lima Geógrafo, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A atividade envolveu atividades práticas com exercícios de construção de Mapas Mentais da UNIFAP (desenho à mão livre) e da Planta da UNIFAP (a partir de uma planta em branco e dentro dos rigores da cartografia tradicional).

O primeiro exercício pretendeu avaliar a forma como os participantes representaram graficamente o espaço, se fizeram uso ou não dos elementos da alfabetização cartográfica.

O segundo exercício buscou trabalhar com a construção de legendas para a planta (processo de localização dos elementos, generalização, agrupamento e classificação).

A oficina contou com a participação de ativistas de movimentos sociais, estudantes de graduação dos cursos de geografia e história e professores desses respectivos cursos.

A atividade é parte da agenda de pesquisa e extensão dos Projetos de Pesquisa “A Luta pela Terra e Território na Amazônia”, “A Urbanização em Macapá após a Estadualização”, ligados ao Observatório da Democracia, Direitos Humanos e Políticas Públicas e aos laboratórios de Ensino em Geografia e Geografia Agrária e Urbana da UNIFAP.

Texto- Profª Patrícia Rocha e Prof Antonio Sardinha