Unifap integra Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciências Forenses

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) é uma das 19 Instituições de Ensino Superior do país, e a única na Região Norte e Nordeste, a integrar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Ciências Forenses que também conta com o apoio da Polícia Federal.

O Instituto é resultado de um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no final de 2016, orçado em R$ 6 milhões e que engloba ações de ensino, pesquisa e extensão.

A proposta da criação dos INCT é formar centros de excelência em Instituições de Ensino Superior que pesquisem assuntos considerados estratégicos para o Brasil e com isso, formar recursos humanos qualificados nessas áreas.

Este projeto foi um dos cem aprovados entre os mais de 300 concorrentes e ficou com a sétima colocação e engloba as áreas: Química Forense, Toxicologia, Informática Forense, Direito e Genética Forense.

O estado do Amapá e carente em pesquisas nos diversos setores, e a participação da UNIFAP neste instituto alavancará as pesquisas no estado e com isso formando mão de obra qualificada e crítica com relação aos problemas ligados às áreas relacionadas com as Ciências Forenses como: a análise de medicamentos, de drogas ilícitas e lícitas.

O coordenador do projeto na UNIFAP, professor Madson Ralide Fonseca Gomes, do curso de Farmácia, explica que cada grupo do INCT em Ciências Forenses irá focar nas suas áreas de interesse e com isso estabelecer regras e protocolos nesses segmentos, nos quais ainda há uma lacuna grande de formação e informação, em especial no Estado do Amapá.

Dentro da programação do INCT, estão previstos cursos e palestras, contemplando desta maneira as atividades de Extensão, bem como o intercâmbio dos Acadêmicos entre as instituições participantes.

O professor Madson Ralide explica que a participação da UNIFAP no Instituto será um marco para o curso de Farmácia e para o Estado do Amapá que agora aparecerá no cenário nacional a partir das pesquisas ligadas ao INCT, e ainda no que tange a qualificação e formação de profissionais habilitados em Ciências Forenses, a partir do envolvimento com os Programas de Pós-Graduação da UNIFAP que tenham atuação na área.

Outro ponto importante é a implantação de um laboratório com equipamentos de altíssima qualidade que auxiliará na execução dos projetos no estado.

A UNIFAP receberá dois Cromatógrafos Gasosos (um FID e outro acoplado ao Espectrômetro de Massas) e terá à sua disposição todos os equipamentos que fazem parte da rede nas 19 instituições do INCT.

“Isto é um ponto de grande importância do ponto de vista de formação e qualificação de nossos estudantes”.

Ressaltou o docente.

“Quem ganha é a UNIFAP, seus cursos de Graduação e Pós-Graduação e, em especial, a sociedade.

” Para maiores detalhes: madson@unifap.

br Ciências Forenses São constituídas de um conjunto de áreas que se colocam a serviço de questões de interesse do sistema legal e judicial, relacionadas com a ocorrência de crimes e com a sua resolução.

Podem ser definidas como as ciências naturais e matemáticas aplicadas na análise de vestígios, na produção de prova material, a fim de responder às demandas judiciais.

Constituem-se de qualquer ciência empregada para responder a questionamentos dessa natureza.

No âmbito da Justiça e da Segurança Pública a prova material, isenta de subjetividade, exerce um papel de fundamental relevância.

Os laudos devem orientar-se incessantemente pela cientificidade e objetividade, para poderem ser aceitos no Processo.

O domínio dos aspectos técnicos relacionados à produção, análise e interpretação da prova material é de extrema importância para os profissionais envolvidos em todas as etapas.

Texto: divulgação