Unifap e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena assinam acordo

Um acordo de cooperação foi assinado pela vice-reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Adelma Nunes Barros, e a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPE), Maria Bernadette Franceschini, na última sexta-feira, 29.

O acordo prevê a cooperação entre ambas as instituições, em áreas de mútuo interesse, por meio do desenvolvimento de ações relacionadas aos povos indígenas do Amapá e norte do Pará; além de organização de cursos, pesquisas, eventos e reuniões voltados para a população.

“Hoje nós já temos o curso intercultural indígena na Unifap e essa parceria fará com que a Universidade amplie a extensão, a pesquisa e a formação dos povos nativos”, destacou Adelma Barros.

As instituições já trabalham em conjunto no município de Oiapoque com o projeto “Saberes Indígenas na Escola”.

Trata-se da produção de material didático, da formação ao final do ensino fundamental, escritos em palikur e português.

“Em nossas interlocuções de pesquisas sempre contamos com a Unifap por meio de seus professores do curso intercultural indígena.

Então, esse documento vem formalizar essa parceria já existente”, ponderou Maria Franceschini.

O acordo terá vigência de cinco anos, com a possibilidade de ser renovado por igual período.