Unifap avança para a construção do Hospital Universitário

Comitê de implantação da Unifap reuniucom gestores públicos de saúde do Estado e do Município de Macapá e Santana para discutir a implantação do HUAreitoradaUnifap, professora Eliane Superti,participouna última quarta (24), deumareuniãocom gestores públicos de saúde do Estado, do Município de Macapá, Santana, Fundação Nacional de Saúde- Funasa, representantes da sociedade, médicos da rede e representantes da equipetécnica da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

O objetivo da reunião foi concluir o plano de necessidades para construção do projeto do Hospital Universitário no Estado.

Segundo a reitora, oconsórcio de empresas MHA/DPJ, responsável pelo projeto do Hospital Universitário (HU) já foi contratado para executar a elaboração do projeto.

A reitora explicou que para a elaboração do projeto pudesse ser executada era necessário um plano de necessidades.

“Esse plano deveria ser feito pela universidade em conjunto com o Comitê de Implantação, composto por gestores públicos de saúde do Estado e do Município de Macapá, docentes da UNIFAP, e a equipe técnica da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares)”.

Segundo a reitora, foram realizadas 5 (cinco) reuniões: 1(uma) em Brasília, 2 (duas) por videoconferência e 2 (duas) presenciais em Macapá, na qual a Unifap juntamente com o Comitê, apresentaram à Ebserh o projeto para seus acertos preliminares.

Nessas reuniões todo o plano de necessidades do HU foi organizado e consolidado para que tenha o início das obras do hospital em 2016.

A reitora informou ainda que o HU será um hospital referenciado, que receberá pacientes que já vemde outros atendimentos médicos, e terá clínica médica; cirurgia, pediatria, obstetrícia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, nefrologia, buco-maxilo e reabilitação, além de serviço de Urgência e Emergência referenciadocomo obstetrícia de alto risco, serviço de diagnóstico por imagem: RX Convencional, RX Telecomandado, Mamografia, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia/Ecocardiografia, Densitometria óssea, serviço de Endoscopia: Digestiva; Respiratória; Uro-gincecológica, serviço de Apoio Diagnóstico por Métodos Gráficos: ECG, EEG, MAPA, Holter e Teste Ergoespirométrico.

O HU funcionará ainda com serviços de média e alta complexidade, na primeira etapa, serão doisnefrologia e traumatologia.

Ela explicou, ainda, que serão construídos na 1ª etapa 200 leitos, sendo 140 leitos gerais e mais 60 leitos de UTI.

O projeto de elaboração do HU será entregue pela empresa até novembro quando acontecerá o processo de licitação da construção, com previsão das obras para o início de 2016.

Os recursos dessa primeira etapa são oriundos do MEC, com previsão orçamentária de 160 milhões de reais.