Superintendência de Políticas Afirmativas e Direitos humanos participa da Assembleia dos Povos e Organizações Indígenas do Oiapoque

A atividade também contou com a participação da vice-reitora da Unifap, Profa Dra Ana Cristina de Paula Maués.

No último dia 14 de março, a vice-reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Profa. Dra. Ana Cristina de Paula Maués, e a Profa. Dra Nelma Nunes da Silva, da Superintendência de Políticas Afirmativas e de Direitos Humanos (SUPADH), participaram da XXIX Assembleia de Avaliação e Planejamento no Oiapoque/AP, Aldeia Kuahi – Terra Indígena Uaçá. Na reunião foram apresentadas as linhas e propostas de atuação da SUPADH para as organizações e povos indígenas.

A XXIX Assembleia de Avaliação e Planejamento do Oiapoque (Apio) é um evento realizado pelo Conselho dos Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO), com o intuito de discutir ações e políticas para os povos das Terras Indígenas Uaçá, Galibi e Juminã.

Na ocasião, a vice-reitora e a superintendente de Ações afirmativas e Direitos Humanos apresentaram as linhas de atuação e as estratégias em discussão para garantir ações afirmativas aos estudantes indígenas, além de ouvir dos povos indígenas sugestões para orientar a ação da SUPADH.

‘’A participação da SUPADH foi importante porque nós estávamos dialogando diretamente com os povos indígenas. Existem muitas questões relacionadas às ações afirmativas e os direitos humanos que precisávamos discutir como, por exemplo, vagas, cotas, moradia universitária, transporte e a utilização da estrutura da universidade em prol das populações indígenas ‘’, conta a Profa. Dra Nelma Nunes da Silva.

As sugestões e questões apresentadas pelas lideranças indígenas foram incorporadas ao planejamento da Superintendência de Políticas Afirmativas e Direitos Humanos, criada em dezembro de 2022. A SUPADH prevê apresentar, até o final do primeiro semestre de 2023, plano de trabalho e ações previstas para os próximos três anos, envolvendo a agenda de políticas afirmativas e direitos humanos.

Para a vice-reitora da Unifap, Profa Dra Ana Cristina de Paula Maués, a SUPADH será o lugar estratégico, que a partir de agora, a comunidade poderá contar para pensar e executar políticas permanentes de direitos humanos no espaço da universidade.

“O nosso desafio é em um primeiro momento estruturar a SUPADH, por se tratar de um órgão recém-criado. Logo em seguida, já estamos em preparação das primeiras ações para formatar a nossa política institucional de Direitos Humanos, uma demanda aguardada por muito tempo por toda a comunidade universitária e que vamos trabalhar para implementar com a cooperação e participação de todos os segmentos da universidade”, destaca a vice-reitora.

Sobre a SUPADH

A SUPADH é um órgão permanente criado para inserir a Unifap em uma agenda de formulação, implementação e avaliação de políticas universitárias de direitos humanos.

A Superintendência tem como missão formular e auxiliar na execução de ações na área de ensino, pesquisa e extensão que busquem promover direitos humanos de grupos destinatários da política de ações afirmativas da Unifap como negros, indígenas, quilombolas, povos ribeirinhos e do campo, população LGBT, pessoas em situação de deslocamento forçado e migrantes e pessoas com deficiência.

Texto e foto: SUPADH/Unifap

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: