SIGAA: Novo sistema on-line de gerenciamento acadêmico entra em funcionamento em dezembro

O SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas) será o novo sistema de gerenciamento acadêmico da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e entrará em funcionamento a partir de 5 de dezembro de 2016, neste primeiro momento apenas para a Graduação.

A nova ferramenta trará melhorias na disponibilização e consistência das informações acadêmicas.

Ela é destinada a alunos, professores, coordenadores de curso, diretores de unidades acadêmicas e servidores técnicos-administrativos.

“O SIGAA/Graduação vai contemplar todas as atividades acadêmicas.

Vai atender aquilo que nós já tínhamos no nosso antigo sistema, Sigu, de uma maneira mais completa”, diz Fernando Ubiratan, analista de negócio do módulo acadêmico.

Por meio do SIGAA/Graduação será possível realizar tanto as tarefas que já faziam parte do antigo sistema como trará novas funcionalidades, como, por exemplo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA (Turma Digital).

O AVA funcionará como uma turma digital, um ambiente no qual o professor poderá postar materiais e se comunicar com os alunos.

Haverá também um calendário acadêmico, independente entre os cursos.

“O aluno vai poder acompanhar o período de avaliação e os professores vão poder, além de lançar aulas, também incluir materiais por meio do ambiente virtual de aprendizado”, explicou Michael Oliveira, técnico de Tecnologia da Informação do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca).

Para o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Jefferson Martins, os pontos positivos do novo sistema são praticidade e transparência.

“O SIGAA é muito utilizado em várias universidades brasileiras, é um sistema maduro e possui um conjunto de funcionalidades que apoiam tanto o administrativo quanto o acadêmico”, diz.

Uma facilidade de acesso ofertada pelo sistema é a versão MOBILE, na qual o usuário terá maior facilidade para acessar o sistema pelo navegador do seu celular.

Para acessar a ferramenta, será necessário realizar um autocadastro pelo próprio SIGAA.

O login será personalizável e definido pelo próprio usuário, não sendo mais utilizado o CPF.

Todos os professores e alunos deverão acessar o SIGAA para realizar seu cadastro, atualizar suas informações e configurar login e senha, seguindo as instruções disponibilizadas pelo SIGid, o gestor de identidades eletrônicas implementado pelo NTI em setembro deste ano.

O NTI disponibiliza um manual de cadastro do discente.

Dúvidas podem ser tiradas nos seguintes canais de atendimento: pelo telefone 3312-1733; pelo whatsapp 99933-3908 (também telegram); pelo e-mail dms@unifap.

br.

Texto: Laiza Mangas (ex-bolsista NTI) Edição: Jacqueline Araújo (AER)