Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2023 inicia no Amapá

Programação na Unifap segue até a próxima sexta-feira, 20, nos campi Marco Zero do Equador (Macapá-AP) e Mazagão.

Com uma vasta programação que segue aberta gratuitamente ao público em geral até o dia 20 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) iniciou na tarde desta segunda-feira, 16, no auditório do Sebrae-AP, na capital amapaense. A abertura contou com a presença de acadêmicos, docentes, pesquisadores, bolsistas de pesquisa, autoridades das instituições ligadas à Ciência & Tecnologia do estado e interessados no assunto. A Universidade Federal do Amapá (Unifap) terá atividades nos campi Marco Zero do Equador, em Macapá (AP), e Mazagão.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unifap, Profa. Amanda Fecury, a SNCT contribui com a divulgação do conhecimento científico do estado para a sociedade, não somente aquele produzido na Unifap, mas também em outras instituições de pesquisa do Amapá.

“(A SNCT) é importante porque ela é um canal de diálogo entre as instituições de ciência e tecnologia com o público externo e até dentro das próprias instituições, porque muitas vezes o que é produzido não tem uma grande distribuição, um canal adequado de divulgação, então a Semana foi criada para isso, justamente para que o conhecimento seja ampliado, saia dos muros da Universidade, e para mostrar o que a gente tem de potencial de crescimento da ciência e da tecnologia no estado”, afirmou a Profa. Dra. Amanda Fecury.

A Dra. Joyce Kelly Rosário da Silva (UFPA) abriu o evento com a Conferência “Geração de novos produtos a partir de óleos essenciais da Amazônia: estratégias para exploração e conservação da biodiversidade”. Ela apresentou os resultados de sua pesquisa e ressaltou a importância de se conhecer as plantas nativas da Amazônia e seus potenciais de utilização em várias áreas do conhecimento e atividades econômicas.

“Nós estamos no meio bioma do planeta, a Amazônia, que abriga uma grande diversidade de plantas e de plantas aromáticas, que são as plantas produtoras dos óleos essenciais. É muito importante estender o conhecimento científico sobre essas espécies e seus potenciais de aplicação, como pro exemplo na indústria cosmética, farmacêutica, de alimentos”, afirmou a palestrante.

A acadêmica de Ciências Biológicas da Unifap, Thaís Ribeiro, participou pela primeira da SNCT e fez questão de assistir a conferência de abertura, elogiando o tema escolhido. “Eu, como aluna de Ciências Biológicas, vim prestigiar a integração da ciência, principalmente na área de produtos cosméticos, isso abrange mais o conhecimento e mostra também que a pesquisa se relaciona com outros setores como a indústria cosmética”, observou.

XII Conaic
Durante o evento ocorreu também a abertura do XII Congresso Amapaense de Iniciação Científica da Unifap (XII Conaic), atividade que integra a SNCT na Universidade e que traz os resultados das pesquisas de alunos de iniciação científica ou tecnológica das principais instituições de pesquisa do estado.

“A Unifap é a sede do evento este ano e serão apresentados resultados de pesquisas dos alunos da Ueap [Universidade do Estado do Amapá], da Unifap, do Ifap [Instituto Federal do Amapá] e do Iepa [Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá]. Os alunos apresentam seu trabalho para uma banca e o que obtiveram maiores notas recebem um prêmio de destaque de iniciação científica”, explicou a Profa. Dra. Elizabeth Viana, diretora de Pesquisa da Unifap.

A SNCT 2023 na Unifap continua até o dia 20. Confira a programação em cada campi universitário:

Campus Marco Zero
Biorrefinaria, botânica como ciência indispensável para a biodiversidade e a importância da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável são alguns dos temas que serão abordados nas palestras e mesas-redondas que ocorrerão na programação do campus universitário Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Haverá, ainda minicurso sobre técnicas de investigação científica de inorgânicos e relevância à saúde e meio ambiente, exposição sobre imagem e sustentabilidade cultural, oficinas e apresentações de trabalhos de iniciação científica dentro da programação do XII Conaic, que pode ser acessada no link https://www2.unifap.br/dpq/2023/10/11/datas-horarios-e-orientacoes-para-apresentacoes-no-congresso-amapaense-de-iniciacao-cientifica-xii-conaic/.

BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CAMPUS MARCO ZERO

Campus Mazagão
No campus universitário de Mazagão, a programação da SNCT 2023 inicia na quarta-feira, 18, e ocorre simultaneamente à II Mostra Acadêmica da Unifap, com visita de estudantes do ensino médio das escolas do município às dependências do campus e exposição de trabalhos acadêmicos.

A Mostra Acadêmica da Unifap – Campus Mazagão trará a exposição de trabalhos e projetos acadêmicos e didáticos desenvolvidos ao longo do ano pelos discentes da Licenciatura em Educação do Campo e um tour universitário destinado a alunos de ensino médio de escolas da região.

A SNCT 2023 em Mazagão terá palestras e mesas-redondas que abordarão assuntos como agricultura sustentável, climatologia, educação do campo, entre outros. Participantes poderão se inscrever em minicursos sobre análise estatística utilizando o software Bioestat, avicultura – produção de ovos caipiras, confecção de kokedama, confecção de minijardim, manuseio prático de GPS, microrganismos benéficos para a agricultura e oratória parta seminários.

BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CAMPUS MAZAGÃO

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: