Seleção de alunos para a turma 2024 do Mestrado em História inicia dia 22 de abril

Coordenação da pós-graduação publicou dois editais com as regras de seleção regular e para vagas supranuméricas voltadas para grupos sociais vulnerabilizados.

Interessados em cursar pós-graduação em História poderão se inscrever, a partir de 22 de abril, no processo seletivo do Mestrado em História, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). As inscrições para a seleção serão gratuitas e realizadas até 12 de maio de 2024, por meio do envio da documentação exigida nos editais de seleção ao e-mail mestrado.historia2024@gmail.com.

Poderão inscrever-se no processo seletivo pessoas que tenham concluído curso de licenciatura ou bacharelado. Na inscrição, o(a) candidato(a) deverá preencher o Formulário de Inscrição disponível no site https://www2.unifap.br/ppgh/,e anexar, em formato PDF, o projeto de pesquisa e a cópia do diploma ou documento equivalente que comprove a conclusão de curso de graduação. Para os candidatos que concorrerem às vagas de ações afirmativas ou as vagas supranuméricas, deverão também anexar documentos comprobatórios elencados nos editais de seleção.

A coordenação do Programa de Pós-graduação em História (PPGH) publicou dois editais do processo seletivo: um com as regras para a seleção regular de alunos e outro destinado aos candidatos provenientes de grupos sociais historicamente vulnerabilizados, que terão vagas supranuméricas ofertadas pelo PPGH.

CONFIRA O EDITAL DE SELEÇÃO REGULAR

CONFIRA O EDITAL DE SELEÇÃO ESPECIAL PARA VAGAS SUPRANUMÉRICAS

Serão ofertadas 12 vagas para a turma 2024, sendo quatro vagas destinadas para pessoas pretas, pardas, quilombolas, indígenas e pessoa com deficiência (PcD), incluindo-se aquelas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Além da oferta de vagas regular, também serão ofertadas duas vagas supranuméricas, sendo uma para pessoa indígena e uma vaga para pessoa dos seguintes coletivos: quilombolas, pessoa trans (transexual/transgênero/travesti), populações do campo, pessoa em situação de deslocamento forçado/migrantes internacionais.

O processo seletivo terá as seguintes etapas de seleção:

1) Avaliação do projeto de pesquisa;
2) Prova escrita, a ser realizada no dia 31 de maio de 2024, às 15h, em salas específicas do campus universitário Marco Zero do Equador (Macapá-AP), a serem divulgadas no dia anterior (29/05) no endereço eletrônico https://www2.unifap.br/ppgh/;
3) Entrevista, que será realizada nos dias 20 e 21 de junho. O calendário das entrevistas com dia, horário e local específicos, será divulgado no dia 13 de junho, no endereço eletrônico https://www2.unifap.br/ppgh/; e
4) Prova de títulos.

O resultado final do certame será divulgado no dia 28 de junho de 2024.

Sobre o curso
O Mestrado Acadêmico em História tem como área de concentração “História Social” e está estruturado em duas linhas de pesquisa: “História Social do Trabalho” e “Poder, Memórias e Representações”

O objetivo do curso é formar mestres capazes de realizar pesquisas históricas com competência e alto nível acadêmico por meio de criterioso uso de fontes, conceitos e métodos oriundos do campo da História Social.

Pretende-se que tais estudos possam elucidar o modo como distintos interesses, experiências, posições e condições de classe, bem como aspectos vinculados à questões de gênero, etnia, “raça”, religião e ambiente confluem, associam-se e entrecruzam-se na formação, manutenção e contestação de desigualdades, instituições, poderes, memórias, culturas políticas, representações, disputas econômicas e manifestações culturais de diferentes sujeitos ou coletividades, em diferentes épocas e lugares, com especial atenção ao espaço amazônico e suas conexões com as dinâmicas nacionais e internacionais.

Além disso, objetiva-se formar profissionais que possam atuar em instituições públicas e privadas (como escolas, universidades, museus e arquivos), visando o fortalecimento da consciência histórica e que contribuam criticamente na formulação de ações que incidam positivamente na reversão da degradação do patrimônio histórico local e na gestão de variados fundos de arquivo.

Saiba mais sobre o mestrado em www2.unifap.br/ppgh.

Seleção de alunos para o Mestrado em História

Inscrições gratuitas no processo seletivo de 22 de abril a 12 de maio de 2024, por meio do envio da documentação exigida nos editais de seleção ao e-mail mestrado.historia2024@gmail.com. 14 vagas. Público alvo: portadores de diploma de graduação. Editais de seleção disponíveis em https://www2.unifap.br/ppgh/administrativo/processo-seletivo/.

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/ | Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/