Reunião reforça parceria entre Unifap e Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

A equipe de transição de gestão da Universidade Federal do Amapá (Unifap) se reuniu na última quarta-feira, 26, com o coordenador de polo acadêmico do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), Licurgo Peixoto de Brito.

O doutorado é ofertado pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec).

O objetivo da reunião foi o de aproximar as instituições, apresentar para a equipe as finalidades da pós-graduação e as ações em andamento.

De acordo com Licurgo, a Unifap, como membro associada da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec), participa de várias formas, entre elas a cessão da professora Leila Feio e do espaço físico para realização das provas do programa.

O coordenador do polo acadêmico apresentou durante a reunião as ações que envolvem custos financeiros, acreditando que, em breve, os investimentos no programa retornem e que o funcionamento do PPGECEM se normalize.

O PPGECEM é destinado à formação de pesquisadores na área, oferecido por uma Associação em Rede (AR) de Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira, intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec).

Além de Licurgo, participaram da reunião os futuros pró-reitores de Cooperação e Relações Interinstitucionais e de Pesquisa e Pós-graduação, Manoel Pinto e Amanda Fecury, respectivamente, e a coordenadora do PPGCEM no estado, Leila Feio.

“Minha participação na reunião foi com o interesse de mostrar a importância do programa de Doutorado para a Instituição e colocando a Pró-Reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais à disposição para que se fortaleça mais a parceria e aumente o alcance desse programa, integrando mais o conhecimento”, explica o futuro pró-reitor de Cooperação e Relações Interinstitucionais, Manoel Pinto.

A futura pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Amanda Fecury, enfatiza que a visita do prof.

Licurgo fortalece a parceria com a Reamec.

“(.

.

) Visualizo que, trabalhando em conjunto, as medidas em favor do programa somente crescerão, viabilizando alternativas que possibilitarão a valorização de nossa academia”, avalia.

Para a coordenadora do PPGCEM no estado, Leila Feio, os alunos do doutorado têm o estímulo de serem apoiados por professores colaboradores de outras regiões do Brasil.

Ela ressalta que são aproximadamente 60 ingressantes envolvendo toda a Amazônia legal e acredita que é prazeroso ao doutorando estar, nos momentos das disciplinas que acontecem em dois períodos do ano, em interação com a região amazônica.

PPGCEM O Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) é destinado à formação de pesquisadores na área, oferecido por uma Associação em Rede (AR) de 26 Instituições de Ensino Superior da Amazônia Legal Brasileira, intitulada Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (Reamec).

O PPGCEM tem como objetivos constituir núcleos de estudos e pesquisas na área, em cada estado da Região Amazônica e Redes de Pesquisa entre Instituições associadas, de modo a consolidar grupos de pesquisadores aptos a construir conhecimentos na área; contribuir efetivamente para formação dos formadores de professores, em especial aos docentes que atuam nas Licenciaturas em Química, Física, Biologia e Matemática e docentes que atuam na área em cursos de Pedagogia; e formar um número de doutores da região capazes de propor e assumir a formação de professores em nível de Mestrado e em projetos de formação continuada para a Educação Básica, concorrendo, assim, para mudanças de patamar na qualidade do ensino e da pesquisa na região amazônica.

Saiba mais http://www1.ufmt.br/ufmt/un/ppgecem.

Foto: Nara Chambley / Ascom Unifap