Reunião entre Unifap e CEA sinaliza ações para diminuição no valor da conta de energia da Universidade

A reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, se reuniu na manhã de hoje, 1º, com o diretor comercial da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e técnicos da concessionária, para estabelecer negociação na busca da diminuição da conta de energia elétrica da Universidade.

Esse acordo pode dar-se por meio do aumento da cota de eletricidade consumida na Instituição e solicitação de financiamento do projeto de eficiência energética aprovado em edital da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Participaram também da reunião o pró-reitor de Planejamento da Unifap, Allan Jasper, e a pró-reitora de Administração, Wilma Monteiro.

“O juiz Carlos Alberto Canesin, do Juizado Especial Virtual localizado na Unifap, soube em uma reunião da nossa grave situação financeira e orçamentária e intercedeu para que conseguíssemos esse encontro com a CEA.

Hoje, sentamos para negociar mecanismos e e elaborar estratégias para diminuir a conta de energia da Universidade nas suas várias composições, entre elas o volume de consumo que gera multa e tudo mais, e para que desde já tenhamos a sensibilidade da companhia para que, caso tenhamos dificuldades no pagamento das contas, exista abertura para a negociação e a Unifap não fique sem energia elétrica.

Ou seja, estamos nos antecipando a problemas que possam se transformar em realidade a partir de outubro”, explicou Eliane Superti.

Outra demanda apresentada pela comitiva da Unifap foi a necessidade de uma parceria com a CEA para que a companhia financie um projeto de eficiência energética da Unifap aprovado em uma chamada pública da Aneel.

“Montamos, junto com o nosso curso de Engenharia Elétrica, um projeto apresentado em edital da Aneel de capacitores.

Ele foi selecionado pela agência, mas não chegou a ser financiado porque a CEA não se pronunciou.

Teremos uma segunda reunião para tentar recuperar esse projeto, no intuito de que ele possa ser executado com recursos que a CEA tem que investir em ciência e tecnologia.

Isso deve gerar mais eficiência no nosso consumo de energia”, apontou Eliane Superti.

A possibilidade da criação de uma conta única para pagamento do consumo das seis Unidades Consumidoras (UC) existentes nos campi da Unifap e a adoção da tarifa rural no campus Mazagão foram outras solicitações realizadas pela Unifap que ajudarão na diminuição da conta de energia elétrica da Universidade.

*Fotos: Wilma Monteiro