Reitora recebe visita de parlamentar, apresenta obra e solicita emendas para projetos

A reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, recebeu na tarde de ontem, 19, na sala de reuniões da reitoria, o deputado federal Marcos Reategui (PSC/AP).

A administração e corpo técnico apresentaram ao parlamentar o portfólio dos projetos que se enquadram para recebimento de verbas da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).

O Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT) da Unifap mapeou e selecionou os mais relevantes e de maior peso para captação de recursos específicos do FINEP.

Quatro projetos foram postos na pauta de reuniões.

A utilização de um sistema flutuante (balsa) com aparato para captação de diversos tipos de energia é um dos projetos que buscam recursos para a produção de um modelo piloto.

A balsa estaria munida com equipamentos para produção de energia solar fotovoltaica, cinética (mesmo princípio utilizado em hidrelétricas) e por queima de óleo diesel.

A ideia é disponibilizar esse aparato em regiões remotas onde as linhas de transmissão não chegam.

“O impacto ambiental da produção de energia seria irrisório, uma vez que o sistema de produção que emite poluentes (queima de combustível fóssil) só seria utilizado em último caso”, afirmou o autor do projeto, professor Geraldo Maranhão.

Cada balsa poderia produzir cerca de 150 quilowatts, o suficiente para abastecer 50 casas e por em funcionamento todos os eletroeletrônicos.

O custo para produção de um modelo gira em torno de R$ 1,2 mi, já inclusos os despesas com equipamentos, rede de distribuição e capital humano.

“O maior benefício seria a possibilidade de fomentar a economia em regiões que ainda carecem de energia.

A manufatura do peixe, polpa de frutas e outras atividades comerciais seriam fomentadas”, observou a reitora Superti.

Parque tecnológico Outro projeto exposto ao deputado federal foi a construção do Parque Tecnológico da Universidade.

Trata-se de um espaço onde todas as atividades de pesquisas que envolvam inovação e tecnologia estariam reunidas.

O diretor do NITT, professor Daniel Chaves, explicou que a universidade tem avançado para criação de um perfil tecnológico e vários estudos voltados para a sustentabilidade: energias renováveis, economia comunitária e beneficiamento social têm sido apresentados.

Essas pesquisas hoje estão dispersas nos laboratórios dos campi.

A intenção é concentrá-las em um espaço inteligente e integrado.

Prédios Visita à obra do prédio de Ciências Exatas e das Engenharias (DCET), edifício construído com emenda parlamentar do deputado, foi feita ao final da reunião.

Marcos Reategui alocou cerca de R$ 1.

000.

000,00 (hum milhão de reais) para a obra que contará com salas de aula e auditórios.

Na oportunidade, o projeto dos prédios de laboratórios e administrativos do curso de engenharia civil foi apresentado, pela prefeita, professora Jennefer Lavour.

Orçado em R$ 4,5 mi, a licitação está em andamento e até o dia 24 próximo deve ser anunciada a empresa vencedora do pregão.

Um dos prédios será montado com toda a infraestrutura administrativa e outro com os laboratórios de física, química, matemática e engenharia civil.

Nesse complexo, também será institucionalizado o escritório-modelo de Engenharia Civil.

Será um instrumento de aprendizado que irá atender a instituições de caridade sem recursos para pagar projetos e, em um segundo momento, atuar em obras públicas, com suporte técnico para as pequenas prefeituras no interior do Amapá.

“Muitas prefeituras perdem recursos pela falta de projetos para acessar esse capital.

A materialização do complexo de laboratórios de exatas contribuiria significativamente para o desenvolvimento estrutural dos pequenos municípios”, avaliou a reitora Eliane Superti.

“Sabemos que o ano de 2017 também será bastante difícil, mas esperamos contar com o apoio da nossa bancada mais uma vez para ajudar-nos no desenvolvimento local”, disse.

Marcos Reategui se comprometeu em encaminhar a solicitação para análise de aporte financeiro.

Fotos: Márcia do Carmo