PESQUISA UNIFAP: Projetos na área da saúde serão financiados pelo Programa Pesquisa para o SUS

Dez projetos de pesquisa de docentes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) foram selecionados no Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada (PPSUS), que apoiará com recurso financeiro 11 projetos de pesquisa na área da saúde que serão desenvolvidos no estado.

O investimento no programa é de R$ 290 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e contrapartida de R$ 96,6 mil do Governo do Amapá.

Nos próximos dois anos, os projetos selecionados desenvolverão pesquisas em temas prioritários: violência, acidentes e traumas; doenças crônicas não transmissíveis; saúde materno-infantil; doenças transmissíveis em áreas tropicais; e planejamento, gestão e políticas de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o PPSUS é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nos estados brasileiros que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender as peculiaridades e especificidades de cada unidade federativa do país e contribuir para a redução das desigualdades regionais.

No Amapá, o comitê gestor do PPSUS é composto por integrantes do MS, CNPq, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Amapá (Fapeap), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Setec).

No dia 10 de agosto, ocorreu a assinatura do Termo de Concessão de Auxílio Financeiro ao programa, na sede do Governo do Estado do Amapá.

Confira os projetos de pesquisa da Unifap selecionados: – Título do Projeto: “Centro Amapaense de Toxicologia (Ceatox): implantação de uma central de atendimento” Coordenadora: Profª.

Msc.

Maria Helena Mendonça de Araújo (colegiado de Medicina) – Título do Projeto: “Etiologia da Leishmaniose Cutânea no Estado do Amapá” Coordenadora: Profª.

Msc.

Ariely Nunes Ferreira de Almeida (colegiado de Fisioterapia) – Título do Projeto: “Implementação e avaliação do impacto do monitoramento plasmático de fármacos em pacientes renais” Coordenador: Prof.

Dr.

Francisco Fábio Oliveira de Sousa (colegiado de Farmácia, vinculado ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Farmacêuticas-PPGCF e Doutorado em Inovação Farmacêutica-PPGDIF) – Título do Projeto: “Doenças crônicas, fragilidade e sarcopenia entre idosos de Macapá-AP” Coordenador: Prof.

Msc.

Maycon Sousa Pegorari (colegiado de Fisioterapia) – Título do Projeto: “Estudos moleculares visando à caracterização etiológica de vírus: estudo da ocorrência e identificação dos sorotipos virais da dengue em doadores de sangue em um hemocentro na Amazônia brasileira” Coordenadora: Profª.

Drª.

Deyse de Souza Dantas (colegiado de Farmácia, vinculada aos Programas de Pós-Graduaçãos em Ciências da Saúde-PPGCS e em Ciências Farmacêuticas-PPGCF) – Título do Projeto: “Determinação do teor de ferro e outros metais (zn, cu, mn, mg, pb) nas folhas e na tintura de Arrabidaea chica Verlot e avaliação da eficácia terapêutica da tintura na anêmica ferropriva em modelos animais (ratos)” Coordenador: Prof.

Dr.

Fernando Antônio de Medeiros (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – PPGCS) – Título do Projeto: “Desenvolvimento de formulações biocida e repelente em sistema polimérico nanoestruturados de óleos essenciais de espécies Asteraceae” Coordenadora: Profª.

Dr.

Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida (colegiado de Farmácia, vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Farmacêuticas-PPGCF) – Título do Projeto: “A ação das micropartículas sobre resposta inflamatória em células endoteliais vasculares humanas: efeitos no surgimento das doenças vasculares e suas complicações no Diabetes Mellitus” Coordenador: Prof.

Msc.

Rafael Pires Moreira (colegiado de Enfermagem/Oiapoque) – Título do Projeto: “Caracterização epidemiológica dos pacientes vítimas de queimaduras no Estado do Amapá, atendidos no Hospital de Emergências” Coordenadora: Profª.

Drª.

Amanda Alves Fecury (colegiado de Medicina) – Título do Projeto: “Avaliação da qualidade microbiológica do pescado comercializado em Macapá-AP através da técnica de multiplicação genômica (PCR) como alternativa de dignose para implantação e melhoria do programa de monitoramento da qualidade de alimentos do Estado do Amapá” Coordenador: Prof.

Dr.

Júlio César Sá de Oliveira (colegiado de Ciências Biológicas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – PPGCS)