Reitora pontua conquistas da Universidade em 2016 e perspectivas para 2017 em programa de rádio

O programa “Nas Ondas da Unifap”, veiculado na Rádio Universitária FM, recebeu na última sexta-feira, 13, a reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti.

Ela destacou os avanços e conquistas administrativas e acadêmicas do ano passado e as perspectivas para 2017.

A reitora iniciou a entrevista relembrando que o ano de 2016 foi marcado pela instabilidade política e pelo contingenciamento orçamentário sofrido pelas universidades federais, contudo Eliane Superti enfatizou que, apesar da conjuntura desfavorável, a Unifap conseguiu superar entraves ao crescimento da Instituição.

Na gestão universitária, Superti destacou a implantação do novo sistema eletrônico de gestão acadêmica e administrativa, o SIG, que deve ser finalizada até o final deste ano, e do projeto POP, que está mapeando todos os processos administrativos da Unifap no intuito de sistematizar e tornar claros os procedimentos da Universidade.

No aspecto acadêmico, a reitora ressaltou a aprovação de três novos mestrados que, para ela, significa o avanço da consolidação da pesquisa realizada na Universidade.

Além disso, pontuou várias ações que promovem a melhoria da qualidade acadêmica da Instituição: o aumento da cobertura de internet sem fio nos espaços físicos da Unifap, a compra e manutenção de equipamentos, o fomento à pesquisa e auxílio aos docentes em editais específicos para esse fim, a construção de prédios acadêmicos, como os blocos dos cursos de Fisioterapia e de Enfermagem, o do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, entre outros.

Segundo Eliane, a grande conquista é o empenho de R$ 100 milhões para a construção do Hospital Universitário, cujas obras devem iniciar ainda este mês.

Outras obras em andamento são os projetos de urbanização do campus Binacional do Oiapoque e de construção da nova biblioteca do campus Marco Zero do Equador (Macapá-AP) e a conclusão da pista de atletismo, com inauguração prevista para março, que permitirá que a Unifap receba campeonatos nacionais e internacionais e que o estado do Amapá integre a Rede Nacional de Treinamento, do Ministério do Esporte.

Perspectivas – Em 2017, a Instituição iniciará o projeto “Unifap sem Papel”, que irá informatizar todos os documentos e processos, buscando diminuir a impressão e uso de papéis dentro da Universidade e adotando ações sustentáveis para o funcionamento e a redução de custos.

Todas as salas de aula serão equipadas com datashows e telas de projeção.

O Estatuto da Unifap será revisado e atualizado pelo Conselho Universitário (Consu) e este ano a Instituição ganhará também a sua Política de Comunicação.

De acordo com a reitora, a gestão realizará uma assembleia com a comunidade acadêmica para debater sobre o contingenciamento orçamentário de 2017 da Unifap, que sofreu um corte de quase 75% nos recursos financeiros destinados a obras e aquisição de equipamentos.

Confira a íntegra da entrevista na página do Youtube da Rádio Universitária.