Reitor recebe diretor do Programa Calha Norte

Encontro foi pontapé inicial para realização de parcerias visando a integração acadêmica dos projetos desenvolvidos pelo programa e a Universidade.

O reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, reuniu na última segunda-feira, 20, com o diretor do Departamento do Programa Calha Norte (DPCN), General do Exército Ubiratan Poty. O encontro ocorreu na Reitoria da Unifap, em Macapá (AP), e também contou com a participação do Coronel do Exército Medeiros Júnior e do representante da Assembleia Legislativa do Amapá em Brasília, Elpídio Amanajás.

Durante a reunião, ficou estabelecido o interesse do Programa Calha Norte (PCN) em estabelecer parcerias com a Unifap visando a integração acadêmica dos projetos desenvolvidos pelo PCN e a Universidade a partir de uma cooperação técnica. O principal objetivo é que, por meio de acompanhamento técnico, a Unifap possa dar suporte aos municípios amapaenses para que os mesmos apresentem seus projetos executivo de forma correta e dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos de controle.

O próximo encontro será para assinar uma cooperação técnica entre PCN e a Unifap para a execução de projetos pilotos.

PCN
O Programa Calha Norte (PCN), do Ministério da Defesa, possui como objetivos estratégicos o aumento da presença do Poder Público na Amazônia; a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico.

Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o Programa Calha Norte (PCN) tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação.

O PCN abrange, atualmente, 442 municípios, distribuídos em dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso dos Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ele engloba 85% da população indígena brasileira em uma área que corresponde a 99% da extensão das terras indígenas.

Saiba mais sobre o PCN em https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/programas-sociais/copy_of_programa-calha-norte.

*Com informações do site do Ministério da Defesa.

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/