Reitor participa da posse do novo superintendente do Hospital Universitário

Evento protocolar ocorreu na última quarta-feira, 27. Novo superintendente, Prof. Dr. Marcos Roberto Santos, é docente da Unifap.

O reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Prof. Dr. Júlio César Sá de Oliveira, participou na manhã da última quarta-feira, 27, da cerimônia de posse do novo superintendente do Hospital Universitário (HU), Prof. Dr. Marcos Roberto Lima de Carvalho Santos. O evento protocolar ocorreu no HU, em Macapá (AP), com participação de servidores da Unifap e do Hospital, do deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) e de familiares do novo gestor do HU.

Em seu discurso, o reitor da Unifap relembrou que o HU, além do atendimento humanizado à população, tem como missão prioritária ser um instrumento pedagógico para os cursos de graduação da Universidade. “O HU é um hospital-escola da Universidade e por isso ele sempre tem que estar vinculado à Unifap, realizando relações com a Universidade, com os cursos da área da saúde e demais cursos que tenham alguma situação afim ao Hospital”, enfatizou.

O Prof. Dr. Marcos Roberto Santos recordou o processo de amadurecimento da ideia de construir o HU. De acordo com o superintendente, um dos objetivos da sua gestão será dar continuidade ao trabalho que estava sendo desenvolvido pelo ex-superintendente, Prof. Dr. Aljerry Rêgo, e pela equipe do HU.

“(…) O objetivo principal é a formação do médico, da enfermeira, do fisioterapeuta, enfim, dos cursos de graduação da Unifap, mas o objetivo também é o atendimento às pessoas que precisam do Sistema Único de Saúde. Eu estou aqui para servir e unir essa equipe para que a gente possa alcançar os objetivos”, afirmou o Prof. Dr. Marcos Roberto Santos.

O gerente de Ensino do HU, Prof. Dr. José Carlos Tavares, também ressaltou a importância do HU para a formação de profissionais de várias áreas de atuação.

“Os primeiros estagiários que tivemos aqui não foram da área da saúde, foram da área de Jornalismo, Direito, Secretariado, Engenharia… E agora estamos com mais de 200 estudantes aqui dentro, de todas as áreas. E nós, em um ano de funcionamento, já fizemos história, já apresentamos projeto de residência em engenharia clínica e hospitalar, que não existe na rede [Ebserh], isso foi uma revolução porque tem hospital universitário de 50, 60 anos que nunca teve um projeto desse nível, e agora estamos trabalhando também no projeto de pedagogia hospitalar”, afirmou o Prof. Dr. José Carlos Tavares.

Para o deputado federal, Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), o diálogo que tem havido entre o parlamentar e outros membros da bancada amapaense com a Unifap e o HU é fundamental para alcançar o objetivo de ter o Hospital funcionando com toda a sua capacidade. “O reitor Júlio deixou claro aqui: como a gente fortalece o campo de pesquisa universitária dentro desse conglomerado que é o Hospital Universitário, mas tendo também uma perspectiva de atendimento à população”, declarou.

Pela Unifap, participaram também do evento protocolar a chefe de gabinete da Reitoria, Profa. Dra. Priscylla Abraão Monassa de Almeida; o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos; o pró-reitor de Administração, Seloniel Barroso; o diretor do Departamento de Ações Comunitárias e Estudantis (Dace), Prof. Melque Lima; o prefeito do Campus, Cairo Madureira; o arquiteto e urbanista da Prefeitura do campus, Raimundo Brazão do Rosário; o presidente da Comissão de Ética da Unifap, Prof. Me. Jorielson Nascimento; e o engenheiro civil da Unifap, Cledinei Amanajás.

Pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), administradora do HU, participaram o gerente de Atenção à Saúde, Prof. Dr. Anderson Walter Silva; a gerente administrativa, Ana Keila Silva; a chefe do Setor de Governança e Estratégia, Ariane Velosos; e o chefe do Setor de Gestão do Ensino, Prof. Dr. Thiago Teixeira.

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP: