Três docentes da UNIFAP são contemplados com novas bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq

Três docentes da UNIFAP são contemplados com novas bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq

Compartilhe:

Os docentes Cleydson Breno Rodrigues dos Santos do Curso de Ciências Biológicas, Francisco Fábio Oliveira de Sousa do Curso de Farmácia e Gutemberg de Vilhena Silva do Curso de Relações Internacionais foram contemplados com bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo das bolsas DT é valorizar pesquisadores que possuam clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos.

Os pesquisadores ressaltam que alcançar o status de bolsista de produtividade científica pelo CNPq no Brasil representa não apenas uma distinção de grande prestígio para pesquisadores e cientistas, mas também um reconhecimento tangível de sua excelência e dedicação incansável ao avanço acadêmico. É crucial considerar diversos fatores que contribuem para essa honra, incluindo o reconhecimento acadêmico destacado, o envolvimento em projetos de alto impacto e a estabelecimento de colaborações estratégicas tanto nacionais quanto internacionais. Em essência, ser agraciado com uma bolsa de produtividade científica simboliza não apenas um reconhecimento merecido, mas também fornece uma plataforma sólida para impulsionar significativamente o progresso científico. Além disso, abre caminhos para o desenvolvimento e a inovação de novos produtos que não só atendem às demandas emergentes, mas também valorizam as matérias-primas e os produtos desenvolvidos pelas comunidades na região Amazônica, ampliando seu impacto e relevância globalmente. Este reconhecimento reflete a importância crítica e o desafio da pesquisa científica, reafirmando o papel vital dos pesquisadores na moldagem de um futuro sustentável e inovador para o Brasil e para o mundo.

O Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos – Professor Associado da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), vinculado ao Curso de Ciências Biológicas, foi contemplado com Bolsa DT na categoria 1D na área de Biotecnologia.

O pesquisador irá desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Prospecção biotecnológica e avaliação de potenciais compostos bioativos com atividade antimicrobiana na Amazônia”, com o objetivo prospectar novos compostos com potencial atividade antimicrobiana para combater cepas de Staphylococcus aureus resistentes a Meticilina (MRSA), Vancomicina (VRSA) e Klebsiella pneumoniae produtora de Carbapenemase (KPC). Conta ainda com a colaboração de outros pesquisadores do Brasil, Espanha e Quênia para alcançar os objetivos propostos.

O Dr. Francisco Fábio Oliveira de Sousa – Prof. Adjunto do Curso de Farmácia foi contemplado com bolsa DT na categoria 2 na área de Tecnologias Médicas e da Saúde. O pesquisador desenvolverá o projeto intitulado “Desenvolvimento, avaliação biofarmacêutica e antibiofilme de nanopartículas poliméricas carregadas com tensoativos derivados de arginina como alternativa para o tratamento de feridas” no qual pretende obter formulações inovadoras de base nanotecnológica capazes de prevenir infecções e tratar feridas crônicas e de difícil tratamento, frequentemente contaminadas por microrganismos resistentes. Com parcerias estabelecidas com instituições no Brasil e na Espanha o pesquisador pretende contemplar de modo amplo essa problemática, utilizando para tal materiais biodegradáveis, biocompatíveis e de baixo custo, reduzindo os gastos de tratamento e possibilitando o acesso à parte da população não assistida.

O Dr. Gutemberg de Vilhena Silva – Professor Associado II da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), é vinculado ao Curso de Relações Internacionais e ao Mestrado Profissional em Estudos de Fronteira. O docente foi contemplado com Bolsa DT na categoria 2, na área de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O pesquisador irá desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Proteção e Sustentabilidade Ambiental nas Zonas de Fronteira da Região das Guianas”, com o intuito de promover a melhoria da qualidade ambiental, a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais por meio do desenvolvimento de tecnologias e processos inovadores integrados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com foco nas zonas de fronteira e, em especial, nas cidades gêmeas da região das Guianas, composta por Brasil, França/Guiana Francesa, Suriname, República da Guiana e Venezuela, o projeto busca enfrentar desafios específicos relacionados ao garimpo clandestino, desmatamento, qualidade de vida urbana e proteção dos povos originários.

 

 


Compartilhe:
Fechar Menu