Publicado edital para o Mestrado em Ensino de História (ProfHistória)

O curso oferecido em rede por universidades de todo país, incluindo a UNIFAP,  é voltado a professores que ensinam história na educação básica.

Estão abertas as inscrições, no período de 10 de setembro a 27 de outubro de 2021, para o Curso de Mestrado em Ensino de História. O edital do processo seletivo e os links para inscrição serão disponibilizados no site profhistoria.ufrj.br/processo_seletivo/2022. A Unifap é uma das universidades associadas à rede de instituições de ensino superior que ofertam o Curso no país. Conheça o ProfHistória/Unifap pelo site https://www2.unifap.br/profhistoria/docente/

Para o Amapá, serão ofertadas 14 vagas para ingresso, com garantia de 02 (duas) vagas para candidatos/as que se autodeclararem negros/as;  02 (duas) vagas para candidatos/as que se autodeclararem indígenas e 1 (uma) vaga para pessoas trans (Transexuais ou Travestis). O curso é ofertado a portadores de diploma de curso superior de licenciatura, devidamente registrado no Ministério da Educação, com atuação como professor de História em qualquer ano da Educação Básica.

Sobre o ProfHistória

Liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o ProfHistória é voltado à formação continuada de professores(as) de História com foco na inovação das práticas de sala de aula. Busca, de forma crítica e criativa, acompanhar os(as) profissionais nas questões relevantes sobre diferentes usos da informação de natureza histórica presentes contemporaneamente na sociedade. Esse(a) professor(a) precisará responder aos desafios educacionais do Brasil contemporâneo, considerando princípios fundamentais da construção da educação histórica. Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, o curso é presencial e com oferta simultânea em todo país, com coordenação geral da UFRJ.

A experiência acumulada nas universidades que aderiram ao ProfHistória tem mostrado contribuições de grande relevância para a educação básica, seja beneficiando pessoalmente os professores, transformando sua prática em sala de aula, com impacto direto na qualidade da educação básica, seja propiciando o desenvolvimento de métodos e estratégias de ensino para a comunidade científica. A criação dos núcleos do ProfHistória nos institutos ou departamentos de História tem estimulado seus professores a se envolver com a educação básica e com o ensino de história, rompendo preconceitos historicamente instituídos na área.

Hoje são 39 instituições que compõem o ProfHistória: 6 na região Norte, 12 no Nordeste, 4 no Centro-Oeste, 9 na região Sudeste e 8 no Sul.​

De modo que a participação no ProfHistória tem revelado potencial para contribuir para o fortalecimento da licenciatura em História e para uma maior integração da pós-graduação com a graduação na medida em que sua ênfase é no ensino de história e sua estruturação concentra-se nos aspectos teóricos e metodológicos da disciplina. O mestrado profissional permite e pressupõe que o professor/a possa trazer as demandas e questões da sala de aula, além da sua prática como professor, problematizando-as e repensando-as em seus aspectos teóricos, metodológicos, sociais, políticos e cívicos.​

Serviço:

Página do Programa: https://profhistoria.ufrj.br/processo_seletivo/2022

E-mail: profhistoria@econrio.com
Fone: (21) 3359-2011 / (21) 3300-7242

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido