Projeto que visa atendimento de orientação a pacientes com lábios leporinos será apresentado sexta, 13.

Compartilhe:

Global Smile Foundation (GSF) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap) apresentam nesta sexta-feira (13), às 9h, no auditório da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), o projeto multidisciplinar de atendimento para orientação aos pacientes portadores da segunda deformidade facial mais grave: a fissura lábio palatina ou lábio leporino.

O projeto será coordenado pela Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac) que pretende criar um Centro de Referenciamento na Unifap para garantir atendimento e tratamento aos pacientes fissurados no estado do Amapá.

Além da abordagem cirúrgica em várias fases da vida, os pacientes necessitam de um acompanhamento especializado e multiprofissional da infância até a fase adulta.

Será criado um minucioso e atualizado cadastro dos pacientes com fissura de palato no estado do Amapá, com o envolvimento das diversas áreas da saúde envolvidas no processo de reabilitação desse paciente, inclusive Assistência Social.

A partir daí um Fluxograma de atendimento irá funcionar com entidades parceiras, desde as faculdades de odontologia e profissionais liberais a clínicas particulares e instituições governamentais.

O atendimento oferecido aos pacientes também irá servir para coletar dados que serão aplicados, posteriormente, em pesquisas e intercâmbio multidisciplinar e internacional, além da capacitação de profissionais.

Sobre a GSF Aliviar o sofrimento da falta de serviço adequado aos pacientes nascidos com essa deformidade facial congênita, com ênfase especial aos fissurados de lábio e palato.

A GSF foi fundada em 2008 em Massachussets sem fins lucrativos.

Os membros fundadores são um grupo de voluntários dedicados e médicos que têm um envolvimento ativo com programas globais de assistência nos últimos 28 anos, em países da América latina, África, Oriente médio e Índia.

Juntos, os voluntários da GSF percebem não só a necessidade de oferecer um tratamento corretivo fragmentado com procedimentos odontológicos a estes pacientes, mas a necessidade urgente de implementar e compreender os cuidados aliado a um programa educativo e preventivo a pacientes e profissionais.

O que é fissura labial? A fissura labial e oral (palatina) é uma malformação que ocorre nos primeiros meses da gravidez.

É resultado da falta de fusão dos tecidos labial ou do palato na formação do feto.

As causas ainda são desconhecidas, por isso a dificuldade de prevenção.

Muitos estudos demonstram uma alteração genética.

Também podem ser causados por alguma medicação tomada pela mãe durante a gravidez.

A fissura de lábio ou palato pode causar muitos problemas alimentares, infecções auditivas, falar, problemas odontológicos.

Existem muitas soluções para ajudar as crianças a respirar, comer, diminuído a dor e os problemas.

Entretanto, exige muitos cuidados, compreensão e acompanhamento.


Compartilhe:
Fechar Menu