Estudante da pós-graduação do PPGEF é premiada por trabalho científico

A discente obteve menção honrosa no Prêmio Lia Zanotta Machado em Direitos Humanos para papers inscritos no 46º Encontro Anual Anpocs.

A estudante de pós-graduação do Programa de Pós-graduação / Mestrado profissional em Estudos de Fronteiras da Unifap, Jade Figueiredo Costa, recebeu menção honrosa no Prêmio Lia Zanotta Machado em Direitos Humanos para trabalhos científicos inscritos no 46º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Jade concorreu contra mestrandos, mestres e doutorandos, e se destacou entre candidatos das três áreas das ciências sociais, oriundos de diversas universidades do país.

O trabalho da discente abordou o tema violência no Amapá a partir de interações de pessoas em espaços digitais com comentários que expressavam sensos de justiça. A pesquisa foi feita com base em uma antropologia do digital, que consistiu em uma coleta de dados objetiva e análise etnográfica. A estudante é filiada ao Laboratório de Estudos Etnográficos (LAET), coordenado pelo professor Marcus Cardoso.

LAET

O Laboratório de Estudos Etnográficos (LAET) foi criado como um espaço de debate, reflexão e pesquisa que reúne professores, pesquisadores e estudantes interessados na produção coletiva do conhecimento que articule os campos da antropologia e do direito. O LAET realiza pesquisas qualitativas de caráter etnográfico sobre temas como cidadania, sensos de justiça e concepções de direitos, socialidades urbanas, diásporas, estudos em fronteiras, meios institucionais ou tradicionais de administração de conflito e violência estatal.

O laboratório reúne alunas e alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Direito, Ciências Sociais e Relações Internacionais. O grupo é composto por pesquisadores oriundos da antropologia, sociologia, direito e relações internacionais. São promovidas reuniões periódicas para debater trabalhos acadêmico-científicos e para discutir as pesquisas realizadas pelo laboratório. Eventualmente são realizados encontros abertos destinados às pessoas que não fazem parte do LAET.

O coordenador do LAET, professor Marcus Cardoso, diz que o ano de 2022 foi muito proveitoso. “Nós tivemos o reconhecimento da qualidade dos nossos trabalhos em dois dos principais congressos nacionais em nossas áreas de atuação. Vinícius Barriga, então aluno de graduação, foi agraciado com o prêmio Lévi-Strauss, da Associação Brasileira de Antropologia, para produção original e de grande qualidade acadêmica desenvolvidas na graduação. É importante destacar que o trabalho premiado foi resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, com bolsa do CNPq”, informou.

“Além disso”, prossegue Marcus Cardoso, “nesse ano, Jade Costa, minha orientanda de mestrado e pesquisadora do LAET, foi agraciada com a menção honrosa no Prêmio Lia Zanotta Machado em Direitos Humanos para papers inscritos no 46º Encontro Anual Anpocs. Também fruto de pesquisa realizada pelo LAET”.

Atualmente diversas pesquisas são realizadas e por alunos e alunas do laboratório sobre temas relevantes como violência policial, Direitos Humanos e grupos de extrema-direita.

Marcus Cardoso é antropólogo com doutorado pela UnB. Professor do curso de ciências sociais e da PPGEF/UNIFAP e membro da Comissão de Direitos Humanos da ANPOCS.

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.