Primeira Colação de Grau presencial desde o início da pandemia de Covid-19

Evento contou com a participação de 85 formandos, de diversas graduações da Universidade

Muita emoção e uma enorme celebração marcaram a primeira Colação de Grau presencial da Universidade Federal do Amapá (Unifap) desde o início da pandemia de Covid-19, realizada na noite da última quinta-feira, 18, no Anfiteatro da Instituição, em Macapá (AP). Os 85 formandos que compareceram à solenidade e seus familiares lotaram o espaço, todos adotando as medidas necessárias de proteção contra o coronavírus, em um momento muito aguardado por acadêmicos, familiares, docentes e técnicos-administrativos envolvidos com a organização do evento.

Durante a cerimônia, a vice-reitora da Unifap, Profa. Dra. Simone Leal, agradeceu aos docentes e técnicos-administrativos que se empenharam durante todo esse período de distanciamento nas atividades acadêmicas para que a Colação pudesse novamente ser realizada e cumprimentou os paraninfos e familiares dos formandos, relembrando que o apoio deles ao longo da trajetória acadêmica é fundamental para que o discente consiga se formar e que cada um dos 85 formandos é parte da história da Unifap.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Almiro Abreu, afirmou que o sentimento em relação à realização da colação de grau era de dever cumprido. “A sociedade e toda a comunidade acadêmica estavam esperando ansiosas por esse momento de realizarmos uma colação de grau presencial, cumprindo ainda todos os protocolos de segurança. Nós programamos, ainda em virtude de algumas pessoas ainda desejarem manter o distanciamento e nós sabemos da importância disso, uma colação de grau virtual, para atender a esse público, inclusive os formandos que se encontram em outros estados e municípios”, explicou.

A colação de grau conjunta contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Ambientais, Direito, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Letras (Português-Francês e Português-Libras), Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Tecnologia em Secretariado. A formanda do curso de Secretariado Executivo, Érica Vanessa Teles, estava ansiosa pela colação de grau e ficou feliz por conseguir participar da formatura presencialmente. Ela aproveitou ainda para elogiar a qualidade do curso. “Vejo que o ensino da Unifap é diferenciado, minha irmã se formou em outra instituição e pude perceber que a exigência é maior aqui, algumas coisas deixam a desejar, mas outras acabam suprindo essas carências

A mesa de cerimônia foi composta pela vice-reitora da Unifap, profa. Dra. Simone Leal; pelo pró-reitor de Graduação, prof. Dr. Almiro Abreu; pelo coordenador do curso de Engenharia Elétrica, prof. Dr. Felipe Monteiro; pela coordenadora do curso de Jornalismo, profa. Ms. Elisângela Andrade; pela vice-coordenadora do curso de Administração, profa. Dra. Sheila Pastana; pela docente do curso de Letras-Libras, profa. Esp. Pâmella Cunha; e pelos servidores do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da Unifap, Maria Dolores Tavares e Manoel Ubaiara. A cerimônia foi conduzida pelo diretor do campus Santana, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos.

Em seus discursos, as professoras Ms. Elisângela Andrade e Dra. Sheila Pastana parabenizaram os formandos e destacaram que o momento era de gratidão pois, apesar dos desafios para se alcançar a tão sonhada formatura e o difícil período pelo qual a humanidade está passando, todos os presentes puderam celebrar a colação de grau. O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Prof. Dr. Felipe Monteiro,  destacou que o retorno da formatura presencial é gratificante e mais empolgante. “A última [colação de grau] que tivemos, logo depois da pandemia, foi remota, então não teve a possibilidade de ver o sorriso dos alunos, tirar fotos, muito melhor estarmos voltando aos poucos nesse ‘novo normal’”, afirmou.

Nesta sexta (19), às 17h, ocorreu outra Colação de Grau, em formato virtual, com a participação de 102 formandos.

Fotos: Ascom/Unifap