Projeto Libras para a Comunidade entrega certificados a 350 alunos

O Projeto Institucional de Extensão Libras para a Comunidade entregou, nesta quinta-feira, 11, no Teatro das Bacabeiras, os certificados de 350 alunos que participaram dos cursos livres de idiomas Libras I, II, III no campi da Universidade Federal do Amapá (Unifap) em Macapá, Santana e Mazagão, neste primeiro semestre de 2019.

Este ano, foram 7 turmas. As aulas aconteceram nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, com um total de 180 horas de curso, divididas em 12 horas por semana. O objetivo do curso não é formar professores, mas capacitar os alunos com as habilidade necessárias para que eles possam se comunicar no dia a dia com pessoas surdas.

De acordo com o professor Melque Lima, coordenador do projeto, todo ano são ofertadas cerca de 800 vagas para os cursos gratuitamente.

“Esse projeto é um grande avanço de inclusão. Hoje a Unifap é sinônino de inclusão social. Então pra gente é gratificante ofertar essas vagas para a comunidade e a gente fica muito contente porque ela participa em massa e isso é um ganho para a comunidade em geral, mas principalmente para a comunidade surda”, diz o professor.

O curso é aberto a qualquer pessoa que deseje aprender a Língua Brasileira de Sinais. No ato da matrícula, os alunos fazem a doação de materiais de higiene pessoal, alimentos e outros produtos para instituições de caridade do Amapá. Os interessados em parcitipar da próxima edição do projeto devem acompanhar o lançamento do próximo processo seletivo, previsto para o mês de setembro, no site da Unifap.

Além dos familiares e amigos dos formandos, o evento também contou com a participação dos professores João Batista, pró-reitor da Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), representando o reitor Júlio Sá, Christiano Ricardo dos Santos, diretor do campus Santana e Lailson Lemos, diretor do campus Mazagão.

Veja mais fotos do evento: https://photos.google.com/share/AF1QipNILGwKqhruqZOc08i4PSeaSnF5sGcboxR6VBPi27LJ_Cpohv6SHlR7VQRvTHzQ-w?key=NjFIQkpQNl9xVnBVUjgtQ3h5SEFjUFZzZkQxTnF3