SNCT 2023: Palestra sobre importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável abriu programação do campus Mazagão

SNCT 2023: Palestra sobre importância das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável abriu programação do campus Mazagão

Compartilhe:

 

Evento local da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia segue até esta sexta-feira, 20. Campus realiza também a II Mostra Acadêmica da Unifap.

Como as ciências básicas podem contribuir para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável? Este foi o tema da palestra de abertura da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) no campus Mazagão, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O evento iniciou na manhã de quarta-feira, 18, no auditório do Fórum de Mazagão (AP).

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) completa 20 anos em 2023. A palestra de abertura, intitulada “A essencialidade das ciências básicas essencialidade para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, foi proferida pelo Prof. Glauber de Souza Ribeiro, da Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza, em Porto Grande (AP).

Durante a cerimônia de abertura, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Dra. Amanda Fecury, ressaltou que a SNCT existe para levar o conhecimento científico produzido pelas instituições de pesquisa à sociedade.

“Quando a gente vê esse movimento de mostrar a Universidade, abrir nossas portas e encantar – e eu acho que essa é a nossa maior missão, encantar e trazer pra cá e fazer uma ciência e uma tecnologia com um padrão de qualidade, então a gente tem cumprido nossa missão”, aditou a Profa. Dra. Amanda Fecury.

O coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Cências Agrárias e Biologia (Ledoc), Prof. Dr. Galdino Xavier, enfatizou a alegria de trazer a SNCT 2023 para o campus Mazagão e realizar a II Mostra Acadêmica.

“Nós vivemos em um território que, na verdade, é mosaico de conhecimentos incluindo os conhecimentos tradicionais, uma economia que gira em torno dessa região, então temos muita coisa pra empreender no âmbito da ciência e da tecnologia aqui na região”, afirmou o Prof. Dr. Galdino Xavier.

O coordenador de Desenvolvimento Científico da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Marcos Marques, também compôs a mesa de abertura. Ele destacou que a programação do campus Mazagão, que orbita em torno da educação do campo e agrícola, dialoga diretamente com a temática da SNCT este ano. “Importante trazer essa discussão e mostrar que essa temática tem que estar incluída dentro da produção da pesquisa e da ciência”, observou.

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos, participou da abertura do evento e apontou que a SNCT mobiliza a população em torno da ciência. Além do pró-reitor, o diretor do campus Mazagão, Prof. Me. Demósthenes Arabutan, e a presidente da comissão organizadora da SNCT em Mazagão, Profa. Dra. Kalyne Brito, também compuseram a mesa de abertura. O evento contou com a presença do juiz de Direito da Comarca de Mazagão, Luiz Kopes.

Durante o evento, alunos de escolas públicas de Porto Grande puderam mostrar protótipos que construíram em projetos de iniciação científica dos quais fazem parte. O estudante do quinto ano da Escola Municipal Adão Ferreira de Souza (Porto Grande – AP), Emanuel Richarlison, apresentou o projeto “Reuse boot” de reaproveitamento da água de centrais de ar condicionado para irrigação de horta automatizada utilizando a placa arduíno, bombas de água e sensores no solo que sentem quando a horta precisa de água. “Eu tive a ideia do projeto porque eu observei o desperdício da água que saía das centrais lá da minha escola, então eu resolvi criar um projeto reutilizando essa água”, explicou.

A acadêmica do primeiro semestre de Educação do Campo, Fernanda Iralice, adorou a apresentação dos protótipos. “Sinceramente foi fantástico, as crianças e como seus professores incentivam e lutam para que eles continuem progredindo na educação e não desistam porque, quando uma criança desiste do seu sonho é uma perda enorme e, sem elas, a gente não teria esses projetos de bomba que consegue puxar água, carrinho que consegue espalhar sementes, afinal, elas são o futuro”, avalia.

A programação da SNCT 2023 ocorre simultaneamente à II Mostra Acadêmica da Unifap, com visita de estudantes do ensino médio das escolas do município às dependências do campus e exposição de trabalhos acadêmicos. A Mostra será realizada na sexta-feira, 20, das 8h30 às 16h.

“A Mostra Acadêmica da Unifap – Campus Mazagão é um evento criado para possibilitar a exposição de trabalhos e projetos acadêmicos e didáticos desenvolvidos ao longo do ano pelos discentes da Licenciatura em Educação do Campo. Aliada à exposição, a Moac oferece a atividade ‘Conhecendo a Universidade’, referindo-se a um tour universitário destinado a alunos de ensino médio de escolas da região a fim de proporcioná-los uma experiência única dentro da Universidade, conhecer a estrutura, a proposta do curso, a exposição dos trabalhos, dentre outros aspectos”, informa a Profa. Dra. Kalyne Sonale Arruda de Brito, coordenadora do evento.

A SNCT 2023 em Mazagão terá palestras e mesas-redondas que abordarão assuntos como agricultura sustentável, climatologia, educação do campo, entre outros. Participantes poderão se inscrever em minicursos sobre análise estatística utilizando o software Bioestat, avicultura – produção de ovos caipiras, confecção de kokedama, confecção de minijardim, manuseio prático de GPS, microrganismos benéficos para a agricultura e oratória parta seminários. A programação está disponível em https://www.even3.com.br/20_semana_nacional_de_ciencia_e_tecnologia_iimoac_campus_mazagao/.

A SNCT no campus Mazagão e a II Mostra Acadêmica da Unifap contaram com o apoio da Vovó Iaiá Alimentos e da Cooperativa Bio Açaí.

_________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/ 

Compartilhe:
Fechar Menu