Projeto Acervo Icomi participa de evento latino-americano

Resultados de pesquisa apresentam à sociedade a importância do trabalho do acervo histórico de documentos.

O projeto de pesquisa e extensão “Acervo Icomi”, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), participará do Seminário Internacional América Latina e Caribe (Sialat), evento que ocorrerá nos dias 24 e 26 de abril, em Belém (PA). O trabalho intitulado “Salvaguarda do Acervo Documental e Memorial da Mineradora Icomi”, desenvolvido pela Profa. Dra. Elke Daniela Rocha Nunes e a bolsista Ana Cristina Rocha Silva, apresenta à sociedade a importância do trabalho do acervo histórico de documentos que narram um marco temporal histórico do Amapá.

O Sialat é promovido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea), da Universidade Federal do Pará (UFPA), e está em sua 5º edição. O evento, com abrangência internacional, expõe resultados de pesquisas e experiências acadêmicas.

O projeto “Salvaguarda do Acervo Documental e Memorial da Mineradora Icomi”
 A coordenadora do projeto, Profa. Dra. Elke Daniela Rocha Nunes, explica que o Acervo Icomi objetiva assegurar a preservação do acervo documental do primeiro empreendimento minerador da Amazônia, conhecido como Projeto Icomi.

O projeto realiza a curadoria de documentação relacionada à Icomi. A Prof. Elke Nunes descreve como acontece o procedimento de tratamento da documentação e artefatos: “esse salvamento ocorre por meio de técnicas de higienização, catalogação e digitalização a serem realizadas no âmbito das atividades do Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo da Unifap (Cemedharq/Unifap). Após o emprego das técnicas de higienização, catalogação e digitalização, o projeto vislumbra tornar a documentação histórica da Icomi acessível à pesquisa acadêmica e à sociedade civil”.

O projeto faz parte do Programa de Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento, Qualificação Profissional e Idiomas (Profid), programa de extensão e pesquisa que objetiva o diálogo permanente da Unifap com a sociedade, na compreensão de seu papel à formação de uma universidade mais inclusiva e engajada, mediante a democratização de conhecimentos, artes, cultura e das ciências produzidas nesta Instituição de Ensino Superior.

O trabalho será publicado em breve e poderá ser consultado por toda a comunidade acadêmica e sociedade. Ele estará disponível na página do evento, em: https://sialat2024.com.br/.

Texto: Juliana Alves (Bolsista Comunicação Profid).

___________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da Unifap:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/