Programa de universidade francesa seleciona estudantes da Amazônia para intercâmbio

Podem ser inscrever discentes do curso de graduação e pós-graduação.

A Pró-reitoria de Cooperação e Relações Interinstitucionais (Procri) da Universidade Federal do Amapá (Unifap) publicou edital do Programa de Bolsa de intercâmbio acadêmico destinada a estudantes universitários residentes da região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) Summer School – University Program.

Os que tiverem interesse em participar do programa devem efetuar as inscrições até o dia 7 de janeiro de 2023 por meio de formulário eletrônico.  Serão oferecidas cinco bolsas de quatro semanas. O início do intercâmbio está previsto para o dia 1 de julho de 2023. O interessado deve ter nacionalidade brasileira, residir na região amazônica, ter idade de até 26 anos e nível avançado de inglês. Será dada prioridade as pessoas de baixa renda.

O programa irá oferecer subsídios para a estadia na França por um mês (de 01/07/2023 a 30/07/2023), para os custos com deslocamento terrestre e aéreo entre um dos Estados da região Amazônica e Paris, moradia, gastos correntes em Paris e seguro saúde. Acesse o site da Procri para mais informações: https://www2.unifap.br/procri/

Sciences Po

O Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) é uma universidade francesa, reconhecida em 2022 como a terceira melhor universidade do mundo em Ciências Políticas pelo QS World University Rankings. Localizada no coração de Paris, foi fundada em 1872 e é hoje um dos mais respeitados centros de estudos sociais e políticos do mundo. A Instituição tem como objetivo formar os futuros líderes internacionais nos setores público e privado, além de jornalistas, economistas, advogados, professores e pesquisadores.

Summer School

Cada ano, a Sciences Po organiza uma Summer School (Escola de Verão): um programa voltado para estudantes e graduados do ensino superior, acolhendo por volta de 450 estudantes de cerca de 55 países diferentes. Durante o mês de julho, os estudantes focam nas principais disciplinas de ciências sociais ensinadas na Sciences Po (ciência política, sociologia, economia). A Summer School também oferece uma ampla gama de viagens e atividades culturais, permitindo aos estudantes descobrir Paris, sua história e a cultura francesa.

Pour Le Brési

A Pour Le Brésil é uma iniciativa fundada por alunos da Sciences Po, que desde 2020 trabalha com a missão de gerar debates e refletir sobre os caminhos rumo a um Brasil próspero, mais justo, inclusivo e sustentável. Nos três últimos anos, organizamos eventos com mais de 75 palestrantes, dentre eles ex-ministros e autoridades políticas brasileiras, como o ex-chanceler Celso Amorim, as ex-ministras do meio ambiente Izabella Teixeira e Marina Silva, a deputada Sônia Guajajara, mas também ativistas como Ailton Krenak e Txai Suruí, entre outros. Este ano, estamos organizando workshops para capacitar nossa equipe com conhecimento sobre Amazônia, para podermos produzir pesquisa sobre os principais desafios da região. Além disso, acreditamos que um programa de bolsas será uma oportunidade para dar protagonismo para a juventude amazônica na Europa, para incluir suas demandas em propostas que visem contribuir para a transformação da realidade atual.

___________________________________________________________________________________________________

Conheça as Redes Oficiais da UNIFAP:

Facebook  – www.facebook.com/unifapoficial/   Twitter – twitter.com/unifapoficial
Instagram – www.instagram.com/unifapoficial/Flickr – www.flickr.com/photos/unifap-oficial/

ATENÇÃO – Informações, fotos, imagens e textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada.