Programas de Residência Pedagógica e PIBID estendem prazo de inscrições

Programas de Residência Pedagógica e PIBID estendem prazo de inscrições

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O resultado final da seleção será divulgado até 10 de abril.

A  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prorrogou o prazo das inscrições para instituições de ensino superior participarem dos programas de Residência Pedagógica e Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) para o dia 05 de fevereiro. As alterações de datas podem ser conferidas aqui

Sobre os programas

A Residência Pedagógica é uma ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores e promove a vivência prática dos formandos dentro da sala de aula na segunda metade do curso de licenciatura. Já o Pibid visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

Serão oferecidas, em cada programa, 30.096 bolsas para até 250 instituições de ensino superior e será frisado acerca da alfabetização, biologia, ciências, física, língua portuguesa, matemática e química.

As instituições participantes que desejam participar dos programas devem formar o seguinte núcleo:

  • Coordenador institucional (bolsa é de R$ 1,5 mil);
  • Professor orientador ou coordenador de área (bolsa de R$1,4 mil);
  • Três preceptores, ou professores supervisores (benefício de R$765);
  • Até 24 beneficiários da Residência Pedagógica e do Pibid (com auxílio de R$400);
  • Seis voluntários. 

É sugerido que todos os interessados nos programas devem incluir seus currículos e mantê-los atualizados na Plataforma Capes de Educação Básica até 28 de fevereiro. O resultado final da seleção será divulgado até 10 de abril e o início das atividades se dará no dia 14 do mesmo mês.


ATENÇÃO – As informações, as fotos, imagens e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: AsCom UNIFAP. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/AsCom UNIFAP.

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