Docentes afastados para qualificação (mestrado ou doutorado) também podem solicitar a progressão ou promoção funcional.
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através da Divisão de Pagamento de Servidores Ativos (DIPSA), divulga lista com os nomes de servidores docentes com progressão ou promoção atrasada.
A lista é de docentes que já solicitaram essas progressões. “Esclarecendo que o docente não deixa de ganhar essas progressões. O professor pode pedir as progressões atrasadas, as quais terão efeito financeiro no período de cinco anos, mas ele não deixa de recebê-las. Toda e qualquer progressão é motivada, ou seja, o docente precisa juntar seus documentos e enviar à coordenação para que atue em processo e dê prosseguimento. Então, qualquer atraso da progressão se dá pelo próprio docente”, afirmou Orivan Santos da Divisão de Pagamento de Servidores Ativos (DIPSA).
O docente que estiver com o nome na lista e já requereu a abertura do processo de progressão ou de promoção atrasada, deve entrar em contato com a Divisão de Pagamento de servidores Ativos (DIPSA) para que seja feita a atualização.
As documentações devem ser encaminhadas para as suas respectivas coordenações ou departamentos, para que o processo seja aberto no SIPAC e encaminhado à CPPD.
Documentações necessárias para abertura do processo:
– Última portaria de progressão ou aceleração da promoção;
– Histórico de progressão (CACOPOSPRO – solicitar na DIPSA);
– CDCOFORMRH (solicitar na DIPSA);
– Cópia do termo de posse;
– Relatório de atividade docente do período solicitado (PAID);
– Portaria de estabilidade (no caso de aceleração da promoção);
– Portaria de nomeação (no caso de primeira progressão);
– Cópia do diploma ou da ata de defesa de mestre ou de doutor (para aceleração da promoção ou para retribuição por titulação);
– Portaria de afastamento (se afastado para qualificação).
Confira a lista atualizada de servidores docentes com progressão ou promoção atrasada em: https://www2.unifap.br/drh/2021/01/13555/.
Para solicitar progressão ou promoção é só acessar o link https://www2.unifap.br/cppd/modelo-para-requerimentos/.
Todas as informações relativas à carreira do magistério superior federal podem ser obtidas na Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD) ou no endereço https://www2.unifap.br/cppd/.
Para solicitação de documentos (histórico de progressão e CDCOFORMRH), basta entrar em contato com a Divisão de Pagamento de Servidores Ativos, por meio do número 98121-6878 (Orivan Santos) ou do e-mail orivan.costa@unifap.br.